O cotidiano dos super-heróis e protagonistas de histórias em quadrinhos em tempos de pandemia: representação social entre o mundo da ficção e o mundo real

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
  • Lígia Maria Moreira Dumont Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5047-1415
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Leitura de Ficção e Coronavírus, Leitura - Heróis e Protagonistas

Resumo

As histórias em quadrinhos são um gênero e formato de leitura presentes em todo o mundo, que se caracterizam por veicular narrativas que podem ser empregadas para uma série de finalidades. A pesquisa analisa seis imagens e histórias protagonizadas por super-heróis e por principais personagens de quadrinhos, produzidas em decorrência do Coronavírus, com o objetivo de compreender as formas criadas para informar os cuidados de prevenção ao Coronavírus. Recorre-se à narratologia como método de análise das imagens e histórias, destacando-se o tema, enredo, ambiente e tempo cronológico das histórias, bem como as ações realizadas pelos personagens. Evidencia-se que elas transmitem informações condizentes com o momento sócio histórico ocasionado pelo Coronavírus, destacando ações do cotidiano das pessoas, porém vivenciadas pelos protagonistas das histórias

Referências

ARAÚJO, Nelma Camêlo; FACHIN, Juliana. Evolução das fontes de informação. Biblos, Carreiros, v. 29, n. 1, p. 81-96. 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5463/3570. Acesso em: 09 nov. 2020.

BARBIERI, Daniele. Los linguajes del cómic. Barcelona: Paidós, 1998.

BARBOSA, Márcio Ferreira. Experiência e narrativa. Salvador: Edufba, 2003.

CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. O Conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, 2007. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54/47. Acesso em: 13 maio 2020.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. Contexto, leitura e subjetividade. Transinformação, Campinas, v.13, n.1, p. 43- 47, jan. / jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v13n1/03.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. Leitura e competência informacional: interseções e interlocuções. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 18., 2017, Marília, SP. Anais eletrônicos... Marília; UNESP. 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ ENANCIB/paper/viewFile/569/690. Acesso em: 29 jun. 2020.

GANCHO, Cândida Vilaes. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2002.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo : Editora 34, 1999. v. 2.

MARTELETO, Regina Maria. Informação da sociedade na sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. esp., p. 4-7, 2003. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/ view/647/434. Acesso em: 10 maio 2020.

MESSIAS, Carolina Ito; GRIPPA, Giulia. Histórias em quadrinhos na internet como fontes de informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 18., 2017, Marília. Anais eletrônicos... Marília: UNESP, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIIIENANCIB/ENANCIB/ paper/viewFile/291/660. Acesso em: 09 nov. 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 9-29.

OLIVEIRA, Maria Jaciara de Azeredo. As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de fábulas no âmbito da Ciência da Informação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2014. Disponível em: http://www.ci.uff.br/ppgci/arquivos/Dissert/2014/ DISSERTA%C3%87%C3%83O_MARIA%20JACIARA%20DE%20AZEREDO%20OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

Publicado
14/12/2020
Como Citar
Borges Teixeira RamosR., & DumontL. M. M. (2020). O cotidiano dos super-heróis e protagonistas de histórias em quadrinhos em tempos de pandemia: representação social entre o mundo da ficção e o mundo real. Liinc Em Revista, 16(2), e5365. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5365
Seção
Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19