Iniciativas informacionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em tempos da pandemia
Resumo
O Acesso Aberto e a Ciência Aberta são movimentos mundiais e com potenciais benefícios ao processo científico em todas as áreas do conhecimento. Ciente destes benefícios, e frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizou uma série de iniciativas com o objetivo de facilitar a encontrabilidade de fontes de informações científicas confiáveis sobre a temática. Entre essas iniciativas, três são objetos de estudo deste relato: o Diretório de fontes de informação científica de livre acesso sobre o Coronavírus, o Repositório de preprints Emerging Research Information (EmeRI) e a Rede de Especialistas e Pesquisas. As três iniciativas foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar das áreas de Ciência da Informação e de Tecnologia da Informação durante o regime de teletrabalho e a partir de uma série de ações coordenadas. Os principais resultados mostram que as ferramentas desenvolvidas estão sendo acessadas e utilizadas, contudo, as informações presentes no Relato apontam para a importância da execução de melhorias na atualização e manutenção dos sistemas, refletindo a necessidade de modernização das estratégias adotadas pela equipe desenvolvedora, principalmente no período pós-pandemia
Referências
MENA-CHALCO, Jesús P.; CESAR JUNIOR, Roberto Marcondes. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. Bibliometria e Cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280113692. Acesso em: 14 ago. 2020.
PAGE, Lawrence et al. The PageRank citation ranking: bringing order to the web. [S.l.]: Stanford InfoLab, 1998. Disponível em: http://ilpubs.stanford.edu:8090/422/1/1999-66.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
SPINAK, Ernesto. Acelerando a comunicação científica via preprints. SciELO em Perspectiva, 2019. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/10/04/acelerando-a-comunicacao-cientifica-via-preprints/#.X0O--8hKjIU. Acesso em: 14 ago. 2020.
Todos os direitos (c) 2020 Bianca Amaro, Fhillipe de Freitas Campos, Luciana dos Santos Nahuz, Raphael Faria Vilas Boas, Juliana Araujo Gomes de Sousa, Vanderlino Coelho Barreto Neto, Leonard Richard Rodrigues Rufino Campêlo, Lucas Nóbrega Paganine, Danielly dos Santos Ribeiro, Flávio Jesus dos Santos, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0