Ferramentas básicas da qualidade
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.502Keywords:
Análise e solução de problemas. Qualidade. Ferramentas da qualidade.Abstract
A abordagem sistematizada de problemas é um dos aspectos mais importantes de um programa da qualidade. Diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o profissional a compreender os problemas que ocorrem em seu dia-a-dia e a encontrar soluções adequadas para os mesmos. O texto apresenta algumas dessas ferramentas, denominadas ferramentas básicas da qualidade por serem de uso geral na identificação e análise de problemas. São o fluxograma, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o gráfico de tendência, o histograma, a carta de controle e o gráfico de dispersão. Apresenta, também, algumas ferramentas auxiliares, que complementam as ferramentas básicas ou que servem para apoiar a sua utilização: o brainstorming, a técnica nominal de grupo, os diagramas de apresentação, a análise de forças de campo, o checklist e a análise de capacidade de processos. Discute, finalmente, algumas formas de utilizar tais ferramentas em conjunto.Palavras-chave
Análise e solução de problemas. Qualidade. Ferramentas da qualidade.
Basic tools for quality
Abstract
The purpose of the paper is to discuss the value of solving problem and process improvement in the information field. Some practical concepts and tools for quality improvement are presented and their usage is briefly commented.
Keywords
Annalysis and problems solution. Quality.Tools for quality.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Articles
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.