Habilidades e competências desejáveis aos profissionais de inteligência competitiva no atual contexto competitivo

Autores/as

  • Paulo Oliveira
  • Juarez Marques Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i2.1175

Palabras clave:

Inteligência Competitiva, Profissionais de IC

Resumen

O aumento da complexidade e dinamicidade ambiental tem gerado grandes desafios para as organizações e um contexto propício para debater os perfis desejados para os profissionais de inteligência competitiva (IC) nesse início de milênio. Vive-se em uma era marcada pela incerteza e pela necessidade de constante processo de  adaptação às mudanças ambientais. O aumento da concorrência em grande parte dos setores da economia tem justificado a importância de manter profissionais de IC altamente qualificados, com habilidades e competências multifuncionais e multidisciplinares, características essenciais para a manutenção das melhores práticas de IC e a geração de vantagens competitivas sustentáveis e duradouras. Neste artigo, são analisadas as principais habilidades e competências desejáveis aos profissionais de IC a partir de uma cuidadosa revisão de literatura, tomando como referência as etapas do ciclo de IC e os estudos de Robert L. Katz sobre habilidades gerenciais. Os resultados demonstram que as habilidades e competências dos profissionais de IC tendem a variar conforme as etapas do ciclo de IC em que estes profissionais estejam envolvidos. 

 

Palavras-chave

Ciclo de IC. Habilidades e Competências. Profissionais de IC. 

 

Desirable skills and abilities to the professionals of Competitive Intelligence in the currentcompetitive context

 

Abstract 

 

The increase of the uncertainty environment has generated great challenges for the organizations and a propitious context to struggle the profiles desired for the professionals of Competitive Intelligence (IC) in this beginning of millennium. It has been an age marked with uncertainty and the necessity of constant process of adaptation to the ambient changes. The increase in competition, to a large extent, was because of economic sectors that justified the importance to keep professionals of IC highly qualified, with multi-functional abilities and abilities and to multidiscipline, essential characteristics for the maintenance of best the practical ones of IC and the generation of sustainable and lasting competitive advantages. In this article outlines the main and desired abilities of IC professionals from a careful literature review.  This literature review focuses on analyzing the cycle stages of IC and the studies of Robert L. Katz on managerial abilities. The results demonstrate that the skills and abilities of IC professionals tend to vary as the stages of the cycle of IC where these professionals are involved.

 

Keywords
Cycle of IC. Skills and Abilities. Professionals of IC.

 

 

 

 

 

 

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paulo Oliveira
    Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Engenharia de Produção, na linha de pesquisa - Competitividade e Estratégias Empresariais (UFMG), professor em cursos de graduação e pós-graduação há mais de 6 anos, nos cursos de Administração e Sistemas de Informação; além de experiência em grandes empresas, como a Líder Táxi Aéreo, CEMIG, ViaBrasil, BEMGE, Banco do Brasil, entre outras. Atualmente, realiza disciplinas isoladas para Doutorado na Escola de Ciência da Informação da UFMG, além de publicar diversos artigos sobre Inteligência Competitiva.
  • Juarez Marques Lacerda

    Mestre em Tecnologia - Manufatura Integrada por Computador

    Av. Amazonas, 7675
    Secretaria da pós-graduação Lato Sensu
    Campus II - CEFET/MG
    Bairro Nova Gameleira
    30510-000 Belo Horizonte - MG


Publicado

18/09/2008

Número

Sección

Artículos