Conhecimento como recurso estratégico empresarial
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i3.4408Palabras clave:
Recursos informacionais, Inteligência competitivaResumen
As transformações ambientais (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas), associadas ao crescimento da competição de mercado e à demanda de qualidade por pane da clientela, levam as organizações contemporâneas a valorizarem a informação, conhecimento e inteligência como recursos estratégicos dos mais valiosos. Outra conseqüência de tais transformações tem sido a percepção da preservação e desenvolvimento do conhecimento específico da organização, em todos os setores e níveis hierárquicos, seja esse saber codificado sob forma de dados, documentos, informações e sistemas, ou seja ele personalizado sob forma de know-kow do especialista. Então, organizações fazem o melhor que podem para desenvolver seu conhecimento (através da educação, treinamento e comunicação), registrar o mesmo (por meio da tecnologia e sistemas de informação com níveis diferentes de valor agregado) e integrar o uso estratégico sob uma administração de recursos de informação unificada. Sob essa perspectiva, as organizações brasileiras devem agora avaliar o suporte de informação disponível para seus administradores e especialistas/engenheiros caso queiram ter lugar no próximo milênio.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.