Informação e conhecimento

Autores

  • Maria Nelida González de Gómez

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v13i2.201

Palavras-chave:

Informação. Conhecimento. Enfoque cognitivo. Sujeito gerador da informação. Modelos de relação conhecimento-informação.

Resumo

No estágio atual da Ciência da Informação, aumenta o interesse pelo ponto de vista cognitivo acerca de processos e produtos informacionais.  Teses e tecnologias de informação teriam sempre suas correspondentes premissas cognitivas, implícitas ou explícitas. Uma dessas premissas caracterizaria o sujeito do conhecimento. Afirmando que essa caracterização do sujeito tem consequências teóricas e práticas com respeito à informação, são revisados alguns dos enfoques principais (formal-universalista, psicologista, entre outros), e levantada a questão da importância das condições sócio-históricas que afeiam o sujeito gerador-usuário de conhecimento e informação.

Descritores

Informação. Conhecimento. Enfoque cognitivo. Sujeito gerador da informação. Modelos de relação conhecimento-informação.

Abstract 

Recent developments in Information Science, evidence an increasing interest in the cognitive point of view about the information process and products. Information statements and íechnologies have in fact their correspondents in implicits or explicits cognitive premisses. Some of this premisses defines the cognitive subject. To affirm that these subject definition have pragmatics and theoreticals consequences, we intend to review the main approaches (formal-universalism, psichologism and anothers) and to put a question about the importance of socio-historical conditions that affect the generator-user subject of knowledge and information.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Nelida González de Gómez

    Mestre em Ciência da Informação — IBICT/UFRJ.

    Assistente de Pesquisa IBICT — CNPq Professora dos Cursos de Pós-Graduação Convénio CNPq/IBICT - UFRJ/ECO

Downloads

Edição

Seção

Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)