Tecnologias da Informação e Comunicação: uma análise no Museu WEG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4718

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Museu, Método Tracking.

Resumo

O crescente desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) foi incorporado pelos museus para aumentar o número de visitantes, atrair novos públicos e melhorar a aprendizagem do visitante. Neste contexto o objetivo da pesquisa é avaliar o impacto das TIC sobre os visitantes do Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Para tanto aplicou-se o método tracking, com a observação sistemática de 35 visitantes por TIC, avaliando o poder de atração (attracting power) e o poder de retenção (holding power) das tecnologias presentes na exposição. Os resultados indicam que o poder de atração e o poder de retenção das TIC no Museu WEG são influenciados pelo conteúdo e pela localização destas ao longo da exposição. Considera-se  que esta pesquisa contribui com insights sobre para o planejamento de exposições museológicas, auxiliando na qualificação e na gestão das tecnologias da informação de museus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonei Eger Bauer, Universidade do Vale do Itajaí
    Mestrando em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com sanduiche na Universidade do Minho em Portugal.
  • Bruno Santucci de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí
    Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí.

Referências

ALMEIDA, A.M. A observação de visitantes em museus: sobre ratos e seres humanos. Museologia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 10-29, 2012.

ASENSIO, M.; POL, E.; GOMIS, M. Planificación en museología: el caso del Museu Marítim de Barcelona. 2001.

ASENSIO, M.; VERGARA, E.A. Lazos de luz azul: museos y tecnologías 1, 2 y 3.0. Editorial UOC, 2011.

BARRETTO, M. Os museus e a autenticidade no turismo. Itinerarium, v. 1, n. 1, p. 42, 2008.

BASULTO GALLEGOS, O.; TABOADA-DE-ZÚÑIGA, P. Relevancia de las NTIC´ S en el turismo cultural/museos. Perspectiva hermenéutica en el mundo contemporáneo. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 12, n. 4, 2014.

BAUER, J.E. A Construção de um Discurso Expográfico: Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. 2014.

BARENDREGT, W.; BEKKER, T.M. The influence of the level of free-choice learning activities on the use of an educational computer game. Computers & Education, v. 56, n. 1, p. 80-90, 2011.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Zouk, 2003.

BRAGA, I.F.; LANDAU, L.; CUNHA, G.G. Realidade aumentada em museus: as batalhas do Museu Nacional de Belas Artes. Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 4, n. 1, p. 35-55, 2011.

CABERO, J. Nuevas tecnologías, comunicación y educación. Cultura, 2012.

CARRERAS, C. Evaluación TIC en el patrimonio cultural: metodologías y estudio de casos. Editorial UOC, 2009.

CARRERAS, C.; RIUS, J. Evaluation of ICT Applications in the New Lleida Museum, Spain. Visitor Studies, v. 14, n. 2, p. 219-232, 2011.

CARO, J.L.; LUQUE, A.; ZAYAS, B. Nuevas tecnologías para la interpretación y promoción de los recursos turísticos culturales. Pasos. Revista de Turismo Y Patrimonio Cultural, v. 13, n. 4, 2015.

CHEN, X.; KALAY, Y. Making a liveable ‘place’: content design in virtual environments. International Journal of Heritage Studies, v. 14, n. 3, p. 229-246, 2008.

DIETZ, S. Curating on the Web: the museum in an interface culture. Bearman D.-Trant J.(a cura di), Museums and the Web, 1998.

DIN, H.; HECHT, P. The digital museum: A think guide. American association of Museums, 2007.

DROTNER, K.; LAURSEN, D. Digital technologies and museum experiences. In: Mediekultur. Journal of Media and Communication Research No. 50. SMID-Sammenslutningen af medieforskere i Danmark, 2011. p. 1-6.

HAFSTEINSSON, S.B.; LARSEN, A.H. Forord. Nordisk Museologi, n. 1, p. 1, 2011.

HOLDGAARD, N.; SIMONSEN, C.E. Attitudes towards and conceptions of digital technologies and media in Danish museums. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 27, n. 50, p. 19, 2011.

HOLDGAARD, N.; KLASTRUP, L. Between control and creativity: challenging co-creation and social media use in a museum context. Digital Creativity, v. 25, n. 3, p. 190-202, 2014.

JONES-GARMIL, K. The wired museum: Emerging technology and changing paradigms. American Association of Museums, 1997.

KÉFI, H.; PALLUD, J. The role of technologies in cultural mediation in museums: an Actor-Network Theory view applied in France. Museum Management and Curatorship, v. 26, n. 3, p. 273-289, 2011.

KOTLER, Neil; KOTLER, Philip. Estrategias y marketing de museos. Barcelona: Ariel, 2001.

LARSEN, A.H.; GADE, R.; HANSEN, A.W. (Ed.). Cybermuseologi: kunst, museer og formidling i et digitalt perspektiv: en antologi. Aarhus Universitetsforlag, 2015.

LEHN, D.; HEATH, C. Accounting for new technology in museum exhibitions. International Journal of Arts Management, p. 11-21, 2005.

LIU, A.H. Using online communities to attract museum visitors. International Journal of Education through Art, v. 4, n. 3, p. 259-274, 2008.

MARTY, P.; PARRY, R. Introduction to Digital Heritage. Museum Management and Curatorship, v. 23, n. 4, p. 307-308, 2008.

MOUSSOURI, T.; ROUSSOS, G. Examining the effect of visitor motivation on observed visit strategies using mobile computer technologies. Visitor Studies, v. 16, n. 1, p. 21-38, 2013.

OLESEN, A.R. For the sake of technology? The role of technology views in funding and designing digital museum communication. Museum Management and Curatorship, v. 31, n. 3, p. 283-298, 2016.

PALLUD, J. Impact of interactive technologies on stimulating learning experiences in a museum. Information & Management, v. 54, n. 4, p. 465-478, 2017.

PARRY, R.; SAWYER, A. Space and the machine. Reshaping museum space, p. 39, 2005.

PARRY, R. The end of the beginning: normativity in the postdigital museum. Museum Worlds, v. 1, n. 1, p. 24-39, 2013.

PEACOCK, D. Making ways for change: Museums, disruptive technologies and organisational change. Museum Management and Curatorship, v. 23, n. 4, p. 333-351, 2008.

PUJOL-TOST, L. Integrating ICT in exhibitions. Museum Management and Curatorship, v. 26, n. 1, p. 63-79, 2011.

ROMÁN, E.P.; GONZÀLEZ, N.T.; GASCÓN, J.F.F. Innovación, turismo y TIC: el caso de los museos de Barcelona. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 15, n. 3, p. 619-632, 2017.

RUDLOFF, M. Det medialiserede museum: digitale teknologiers transformation af museernes formidling [The mediatized museum: digital technologies' transformation of museum communication]. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 29, n. 54, p. 22, 2013.

TALLON, P.P.; KRAEMER, K.L. Information technology and economic development: Ireland's coming of age with lessons for developing countries. Journal of Global Information Technology Management, v. 3, n. 2, p. 4-23, 2008.

VU, H.Q. et al. Evaluating museum visitor experiences based on user-generated travel photos. Journal of Travel & Tourism Marketing, p. 1-14, 2017.

YALOWITZ, S.S.; BRONNENKANT, K. Timing and tracking: Unlocking visitor behavior. Visitor Studies, v. 12, n. 1, p. 47-64, 2009.

Downloads

Publicado

08/01/2020

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)