Identificação do grau de maturidade em gestão do conhecimento no setor de ensino: um estudo no Instituto Federal Catarinense Câmpus Araquari

Autores

  • André Luis Fachini de Souza Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Angela Regina Heinzen Amin Helou Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Ana Paula Lisboa Sohn Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4027

Palavras-chave:

IFC Câmpus Araquari, Gestão do conhecimento, Maturidade

Resumo

Este estudo identificou o nível de maturidade em gestão do conhecimento (GC) no setor de ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Araquari, instituição pública de ensino localizada na região norte do Estado de Santa Catarina, que oferece cursos que variam desde formação inicial e continuada até a pós-graduação. Utilizou-se o modelo de maturidade em GC proposto por Batista (2012). Este modelo é composto por sete critérios (liderança em GC, processo, pessoas, tecnologia, processos de conhecimento, aprendizagem e inovação, e resultados da GC) e 42 assertivas, as quais foram pontuadas em uma escala que variou de 1 a 5, por gestores do setor de ensino câmpus, responsáveis por coordenações gerais e de cursos, ambos envolvidos no planejamento do ensino na instituição. Foram analisadas as percepções da Direção Geral e a de Ensino, Coordenação Geral de Graduação, Coordenação Geral de Ensino Técnico e coordenadores de cursos superiores e técnicos. A análise dos resultados revelou que o câmpus se encontra no nível de maturidade em gestão do conhecimento (96 pontos), o que demonstra o reconhecimento da necessidade de gerenciar o conhecimento e a sua importância e benefícios para a gestão da instituição.

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Biografia do autor

André Luis Fachini de Souza, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Pós-Doutorado pela New York University (NYU) - Estados Unidos.Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – PR – Brasil. Professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari (IFC) - Araquari, SC - Brasil.

Angela Regina Heinzen Amin Helou, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil. Técnica da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc) - Florianópolis, SC - Brasil.

Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil, com período sanduíche em Universidade do Minho - Portugal. Professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Balneário de Camboriú, SC - Brasil.

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Publicado

26/09/2018

Como citar

Souza, A. L. F. de, Helou, A. R. H. A., & Sohn, A. P. L. (2018). Identificação do grau de maturidade em gestão do conhecimento no setor de ensino: um estudo no Instituto Federal Catarinense Câmpus Araquari. Ciência Da Informação, 47(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4027

Edição

Seção

Relato de Experiência

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