EVOLUÇÃO CONTEXTO-CONCEITUAL DAS COMPETÊNCIAS INFOCOMUNICACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86Keywords:
Competência em informação. Competência em comunicação. Competências infocomunicacionais. Conectivismo. Metaliteracy.Abstract
A proposta deste ensaio é discorrer sobre a evolução do conceito subjacente à competência em informação sem a pretensão de abarcar todos os pontos de vista sob os quais o conceito tem sido concebido. Acredita-se que a interação propiciada pelas tecnologias de informação e comunicação pressionam o conceito no sentido da inclusão de aspectos como a relação de comunicação com o outro. Assim, defende-se a promoção de um modelo que procura acrescentar à competência em informação o aspecto comunicativo, levando à proposta das competências infocomunicacionais. Enfatiza-se a necessidade de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas competências a partir da conectividade e da meta-aprendizagem, aspectos defendidos pelo conectivismo e pela metaliteracy. As reflexões em torno da aproximação das competências infocomunicacionais a esses dois conceitos possibilitam avançar quanto às discussões a respeito da evolução do conceito de competência em informação para uma perspectiva metacognitiva, interativa e colaborativa.
Downloads
References
BORGES, J. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. In: BARBOSA, A.F. (Org.). TIC Domicílios 2014: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015.
FREIRE, G. FREIRE, I. M. Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição. Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.
JACOBSON, T. E.; MACKEY, T.P. Proposing a metaliteracy model to redefine information literacy. Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 84-91, 2013.
JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Cambridge (Massachussets): Mit Press, 2009.
MACKEY, T. P.; T.E. JACOBSON. Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. London: Facet, 2014.
MARQUES, M. Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 8, n. 2, p. 194-211, 2015.
OLIVEIRA, A. VITORINO, E. Os sentidos da dimensão técnica: abordagem sobre a competência em informação no âmbito da filosofia e da ciência da informação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 2 n. 2, p. 40-65, mar./set. 2016.
PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. [S.l]: Nodos Ele, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.