EVOLUÇÃO CONTEXTO-CONCEITUAL DAS COMPETÊNCIAS INFOCOMUNICACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86Palabras clave:
Competência em informação. Competência em comunicação. Competências infocomunicacionais. Conectivismo. Metaliteracy.Resumen
A proposta deste ensaio é discorrer sobre a evolução do conceito subjacente à competência em informação sem a pretensão de abarcar todos os pontos de vista sob os quais o conceito tem sido concebido. Acredita-se que a interação propiciada pelas tecnologias de informação e comunicação pressionam o conceito no sentido da inclusão de aspectos como a relação de comunicação com o outro. Assim, defende-se a promoção de um modelo que procura acrescentar à competência em informação o aspecto comunicativo, levando à proposta das competências infocomunicacionais. Enfatiza-se a necessidade de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas competências a partir da conectividade e da meta-aprendizagem, aspectos defendidos pelo conectivismo e pela metaliteracy. As reflexões em torno da aproximação das competências infocomunicacionais a esses dois conceitos possibilitam avançar quanto às discussões a respeito da evolução do conceito de competência em informação para uma perspectiva metacognitiva, interativa e colaborativa.
Descargas
Referencias
BORGES, J. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. In: BARBOSA, A.F. (Org.). TIC Domicílios 2014: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015.
FREIRE, G. FREIRE, I. M. Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição. Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.
JACOBSON, T. E.; MACKEY, T.P. Proposing a metaliteracy model to redefine information literacy. Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 84-91, 2013.
JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Cambridge (Massachussets): Mit Press, 2009.
MACKEY, T. P.; T.E. JACOBSON. Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. London: Facet, 2014.
MARQUES, M. Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 8, n. 2, p. 194-211, 2015.
OLIVEIRA, A. VITORINO, E. Os sentidos da dimensão técnica: abordagem sobre a competência em informação no âmbito da filosofia e da ciência da informação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 2 n. 2, p. 40-65, mar./set. 2016.
PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. [S.l]: Nodos Ele, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.