CRITICAL INFORMATION COMPETENCE IN THE POST-TRUTH ERA: A CONCEPTUAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT OF INFORMATION SCIENCE PROFESSIONALS

uma análise conceitual para desenvolvimento do profissional da ciência da informação

Authors

  • Thiago Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Marcos Aparecido Rodrigues do Prado Universidade Federal de Alagoas
  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7136

Keywords:

Critical Information Competence, Post-truth, Disinformation, Fake News

Abstract

This study explores the importance of critical information competence and its relationship with ethics in contemporary society. Initially, the relevance of ethics is highlighted in determining the sciences to be studied and in the formation of critical and ethical citizens. The main objective of the work is to discuss how critical information competence can contribute to the development of Information Science professionals prepared for the challenges of the information age. The methodology adopted in the research consisted of a conceptual analysis, based on theories of ethics, information science and education. Authors such as Aristotle, Ramonet, Elmborg and others were consulted to support the reflections presented in the article. The results point to the need to expand studies and practices related to critical information competence, aiming to train citizens capable of acting consciously in the information society. It is concluded that critical information competence is essential for the construction of a society fairer, more equitable and democratic, highlighting the importance of developing Information Science professionals committed to ethical and social values.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Thiago Soares, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL)

  • Marcos Aparecido Rodrigues do Prado, Universidade Federal de Alagoas

    Atualmente é Professor Adjunto no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Concluiu o mestrado na mesma instituição. Possui especialização latu sensu em ?Gerenciamento de Unidades de Informação? pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2002, graduou-se em Biblioteconomia pela UEL. Entre 2003 a 2017, atuou profissionalmente (em regime CLT) como Bibliotecário no Câmpus Experimental de Ourinhos, unidade da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Nessa instituição, em 2010, passou a ocupar a função de ?Responsável de Área ? Biblioteca?. Em 2011, foi contratado para exercer a função de bibliotecário na Associação Cultural Fazendas Fama, mantenedora de um equipamento cultural voltado à promoção da leitura na comunidade, denominado: Biblioteca Lydia Frayze. Como pesquisador inclina-se ao interesse por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Consiste o foco de pesquisa os processos dinâmicos de interatividades e parcerias geopolítica, relações internacionais e países emergentes inseridos no contexto da produção científica recorrendo às contribuições dos Estudos Métricos da Informação. Com tais propósitos analisa as tendências e perspectivas de integração dos países BRICS estabelecendo esse grupo como objeto de variadas pesquisas para apresentar contribuições do domínio da Ciência da Informação. Dentre as áreas que mantém experiências como docente na graduação de Biblioteconomia constam Mediação da Informação, Mediação da Leitura e Fontes de Informação. Assim sendo, direciona-se a desenvolver pesquisas a partir de modalidades de registros da comunicação científica que enaltecem o uso de fontes de informação e, também, nas parcerias envolvidas para caracterizar a relação de coautoria e suas respectivas afiliações (de países e institucionais). O processo de Mediação da Informação tem recebido significativo interesse deste pesquisador por consequência das disciplinas ministradas e das pesquisas orientadas no âmbito de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de discentes vinculados à graduação de Biblioteconomia.

  • Rosilene Agapito da Silva Llarena, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Professora Titular no curso de Biblioteconomia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi Diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR (janeiro a setembro/2023). Foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (2020-2022). Professora Colaboradora da UFAL (2023/2024). Pós-Doutora em Ciência da Informação (2019) pelo PPGCI/UFPB. Doutora em Ciência da Informação (2015) com estágio de doutoramento no exterior na Universidade de Zaragoza - Espanha, financiado pela CAPES (2014/2015). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB (2012). Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela UFPB (2002). Graduada em Arquivologia (2024), em Biblioteconomia pela UFPB (2006) e em Pedagogia pela UFPB (1999). Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especializanda nos cursos de Neurociências e Neuropsicopedagogia. Domina o idioma Espanhol. Estudante da Língua Inglesa e italiana. Experiência na área de Educação nos distintos níveis (Ensino Superior e Educação Infantil e Básica) e modalidades (EJA, Educação à Distância e Educação do Campo), com vasta experiência como alfabetizadora infantil e de jovens e adultos. Tem experiência com Assessoria e Consultoria Pedagógicas; Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Atuou como ministrante nas formações iniciais e continuada do Programa Brasil Alfabetizado do Estado da Paraíba e de João Pessoa. Atuou como Coordenadora Excecutiva do Programa Projovem Urbano no Estado da Paraíba e Coordenadora da Educação Infantil em Escolas Particulares. Atuou como Professora substituta da UEPB - Campus III, nos cursos de Pedagogia, História, Geografia e Letras Inglês e Português junto às disciplinas: Educação e Novas Tecnologias; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Currículo; Organização do Trabalho da Escola e o Currículo; Oficina de Recursos Didáticos; Processo Didático: Planejamento e Avaliação; Metodologia do Trabalho Científico; Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia; Epistemologia da Educação. Foi professora mediadora à distância do componente Pesquisa e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, no curso de Pedagogia a Distância da UFPB (2011). Atuou como professora temporária no Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2015-2017), junto aos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, por meio das disciplinas: Representação e Análise da informação; Representação Descritiva II; Fundamentos da Biblioteconomia; Ação Cultural em Unidades de Informação; Fontes Gerais da Informação; Produtos e Serviços de Informação Arquivística; Leitura e Produção de Textos. Atuou como professora temporária da UEPB no Campus V, no curso de Arquivologia nas áreas e Políticas Públicas Arquivísticas; Políticas Públicas de Preservação e Conservação de Acervos Documentais; Práticas em Laboratório em Conservação e Preservação de Acervos Documentais; Memória e Patrimônio Cultural; Gestão da Memória Institucional. Atuou no curso Especialização em "Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares" da UEPB, lecionando as disciplinas: Sujeito, Cultura e Contemporaneidade; Mídia, Cultura e Imaginário Urbano; e, Identidade e Pluralidade Cultural. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Aprendizagem, Informação e Conhecimento da UFPB, do Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação da UFAL e Observatório em Gestão Organizacional da UNIR. Experiência como avaliadora em eventos científicos na área da Ciência da Informação (ENANCIB). Autora de artigos científicos, capítulos de livros e livros. Organizadora de coletâneas na área de gestão em Ciência da Informação. Escritora e Conferencista. Avaliadora ad hoc dos periódicos científicos: Perspectivas em Gestão Conhecimento; Ciência da Informação em Revista; Biblionline; Archeion On-line.

References

ALA. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Framework for Information Literacy for Higher Education. 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

ALFINITO, Gilberto. O que é globalização. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos).

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BEZERRA, Andréa Carla; SCHNEIDER, Marcelo. Comunicação e marketing digital: conceitos, estratégias e técnicas. Porto Alegre: Bookman, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: uma crítica social do julgamento do gosto. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. cap. 1, p. 19-42.

BRUCE, Christine Susan. The relational approach: a new model for information literacy. The New Review of Information and Library Research, n. 3, p. 1-22, 1997. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/62201/. Acesso em: 30 ago. 2024.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2001.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e terra, 1999.

CORTELLA, Mário Sérgio. Viver em paz para morrer em paz: uma reflexão sobre a felicidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DUNKER, Christian. O ódio como política: a reinvenção do autoritarismo no Brasil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.

ELMBORG, James. Critical Information Literacy: Definitions and Challenges. School of Library and Information Science Publications. Iowa, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1997.

HALL, S. Encoding and Decoding in the Television Discourse. Birmingham: Centre for Contemporary Cultural Studies. 1980. p. 128-138

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

MARQUES NETO, José Castilho. A Ciência da Informação e a construção da ética no mundo digital. São Paulo: Editora Polis, 2015.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001. cap. 1, p. 19-42.

RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. São Paulo: Editora Record, 2003.

ROLLO, Alberto. Pós-verdade: A tirania das mentiras e a morte da verdade. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SINGER, André. O lulismo em crise: um retrato do Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.

SINGER, Helena. Pós-verdade: a sociedade da mentira. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018.

SODRÉ, Muniz. O império da desinformação: a manipulação midiática e seus efeitos na sociedade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2019.

SPUDEIT, Daniela et al. Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 885-906, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1001. Acesso em: 30 ago. 2024.

Published

30/08/2024

How to Cite

CRITICAL INFORMATION COMPETENCE IN THE POST-TRUTH ERA: A CONCEPTUAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT OF INFORMATION SCIENCE PROFESSIONALS: uma análise conceitual para desenvolvimento do profissional da ciência da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7136, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7136. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)