A competência crítica em informação na era da pós-verdade
uma análise conceitual para desenvolvimento do profissional da ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7136Palabras clave:
Competência Crítica em Informação, Pós-verdade, Desinformação, Fake NewsResumen
Este estudo explora a importância da competência crítica em informação e sua relação com a ética na sociedade contemporânea. Inicialmente, destaca-se a relevância da ética na determinação das ciências a serem estudadas e na formação de cidadãos críticos e éticos. O objetivo principal do trabalho é discutir como a competência crítica em informação pode contribuir para o desenvolvimento de profissionais da Ciência da Informação preparados para os desafios da era da informação. A metodologia adotada na pesquisa consistiu em uma análise conceitual, baseada em teorias da ética, ciência da informação e educação. Autores como Aristóteles, Ramonet, Elmborg e outros foram consultados para embasar as reflexões apresentadas no artigo. Os resultados apontam para a necessidade de ampliar os estudos e práticas relacionadas à competência crítica em informação, visando formar cidadãos capazes de atuar de forma consciente na sociedade da informação. Conclui-se que a competência crítica em informação é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática, destacando a importância do desenvolvimento de profissionais da Ciência da Informação comprometidos com valores éticos e sociais.
Descargas
Referencias
ALA. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Framework for Information Literacy for Higher Education. 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.
ALFINITO, Gilberto. O que é globalização. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos).
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BEZERRA, Andréa Carla; SCHNEIDER, Marcelo. Comunicação e marketing digital: conceitos, estratégias e técnicas. Porto Alegre: Bookman, 2017.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: uma crítica social do julgamento do gosto. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. cap. 1, p. 19-42.
BRUCE, Christine Susan. The relational approach: a new model for information literacy. The New Review of Information and Library Research, n. 3, p. 1-22, 1997. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/62201/. Acesso em: 30 ago. 2024.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2001.
CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e terra, 1999.
CORTELLA, Mário Sérgio. Viver em paz para morrer em paz: uma reflexão sobre a felicidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DUNKER, Christian. O ódio como política: a reinvenção do autoritarismo no Brasil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.
ELMBORG, James. Critical Information Literacy: Definitions and Challenges. School of Library and Information Science Publications. Iowa, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1997.
HALL, S. Encoding and Decoding in the Television Discourse. Birmingham: Centre for Contemporary Cultural Studies. 1980. p. 128-138
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.
MARQUES NETO, José Castilho. A Ciência da Informação e a construção da ética no mundo digital. São Paulo: Editora Polis, 2015.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001. cap. 1, p. 19-42.
RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. São Paulo: Editora Record, 2003.
ROLLO, Alberto. Pós-verdade: A tirania das mentiras e a morte da verdade. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SINGER, André. O lulismo em crise: um retrato do Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.
SINGER, Helena. Pós-verdade: a sociedade da mentira. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018.
SODRÉ, Muniz. O império da desinformação: a manipulação midiática e seus efeitos na sociedade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2019.
SPUDEIT, Daniela et al. Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 885-906, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1001. Acesso em: 30 ago. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thiago Felipe Soares da Silva, Marcos Aparecido Rodrigues do Prado, Rosilene Agapito da Silva Llarena
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.