Dotting learning journeys (.lj): proposta de constructo metodológico para mapeamento de espaços de informação educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6443Palavras-chave:
ciência da informação, ciência da computação, educação, ontologia, didática, desing instrucionalResumo
Estudo sobre a possibilidade de representação esquemática conceitual de elementos que possam favorecer o mapeamento de trilhas de aprendizagem no campo da educação, considerando suas características instrucionais e suas possíveis relações com a personalização dos processos de ensino e aprendizagem e o vínculo com conteúdos pertinentes e qualificados. A pesquisa parte da investigação sobre a possibilidade de mapear conteúdos educacionais. Emprega elementos investigativos da fenomenologia e da ontologia aplicada ao contexto do desenvolvimento de aplicações computacionais. Enquadra-se como investigação de caráter multidisciplinar, especialmente vinculada aos campos da Ciência da Informação e Ciência da Computação. Propõe um constructo metodológico baseado na fenomenologia para descrever o mapeamento de espaços de informação especialmente vinculados com a área de educação.
Referências
ARAÚJO, L. C. Configuração: Uma perspectiva de Arquitetura da Informação da Escola de Brasília. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
COSTA, I. M. Um método para arquitetura da informação: fenomenologia como base para o desenvolvimento de arquiteturas da Informação aplicadas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
DUVAL, R. Registres de representation semiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactiques et de Sciences Cognitives, Estrasburgo, v. 5, p. 37-65, 1993.
DUVAL, R.; FREITAS, J. L. M.; REZENDE, V. Entrevista: Raymond duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 10-34, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.10-34.
FREGE, G. Sobre o sentido e a referência. Tradução: Sérgio R. N. Miranda. Fundamento: Rev. de pesquisa em filosofia, Ouro Preto, v. 1, n. 3, p. 21-44, maio/ago. 2011.
GRUBER, T. R. A translation approach to portable ontology specifications. Knowledge Acquisition, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 199-220, Jun. 1993. DOI: https://doi.org/10.1006/knac.1993.1008.
GUARINO, N. Formal ontology, conceptual analysis and knowledge representation. International Journal of Human-Computer Studies, [s. l.], v. 43, n. 5/6, p. 625-640, Nov. 1995. DOI: https://doi.org/10.1006/ijhc.1995.1066.
HAAV, H. M.; LUBI, T. L. A survey of concept-based information retrieval tools on the web. Proceedings of the 5th East-European Conference ADBIS, [s. l.], v. 2, 2001.
JASPER, R.; USCHOLD, M. A framework for understanding and classifying ontology applications. Proceedings of the IJCAI-99 workshop on ontologies and Problem-Solving Methods (KRR5), Stockholm, v. 2, 1999.
MANKINS, J. C. Technology readiness levels. A white paper, Washington, DC, 1995. (Advanced Concepts Office, Office of Space Access and Technology, NASA). Disponível em: https://aiaa.kavi.com/apps/group_public/download.php/2212/TRLs_MankinsPaper_1995.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.
MIZOGUCHI, R.; VANWELKENHUYSEN, J.; IKEDA, M. Task ontology for reuse of problem solving knowledge. Towards very large knowledge bases, Amsterdam, v. 46, n. 59. p. 46-59, 1995.
PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia: textos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1972. 46 p.
SIQUEIRA, A. H. A lógica e a linguagem como fundamentos da arquitetura da informação. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
SIQUEIRA, A. H. Arquitetura da informação: uma proposta para a fundamentação e caracterização de uma disciplina científica. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
USCHOLD, M.; GRUNINGER, M. Ontologies: principles, methods an applications. The Knowledge Engineering Review, Cambridge, v. 11, n. 2, p. 93-136, June 1996. DOI: https://doi.org/10.1017/S0269888900007797.
VAN-HEIJST, G.; SCHREIBER, A. T.; WIELINGA, B. J. Using explicit ontologies in kbs development. International Journal of Human-Computer Studies, London, v. 46, n. 2/3, p. 183-192, Fev. 1997. DOI: https://doi.org/10.1006/ijhc.1996.0090.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ismael de Moura Costa, André Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.