Dotting learning journeys (.lj): proposta de constructo metodológico para mapeamento de espaços de informação educacionais

Autores/as

  • Ismael de Moura Costa iNuTech - Instituto NuTech de Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação
  • André Henrique de Siqueira iNuTech - Instituto NuTech de Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6443

Palabras clave:

ciência da informação, ciência da computação, educação, ontologia, didática, desing instrucional

Resumen

Estudo sobre a possibilidade de representação esquemática conceitual de elementos que possam favorecer o mapeamento de trilhas de aprendizagem no campo da educação, considerando suas características instrucionais e suas possíveis relações com a personalização dos processos de ensino e aprendizagem e o vínculo com conteúdos pertinentes e qualificados. A pesquisa parte da investigação sobre a possibilidade de mapear conteúdos educacionais. Emprega elementos investigativos da fenomenologia e da ontologia aplicada ao contexto do desenvolvimento de aplicações computacionais. Enquadra-se como investigação de caráter multidisciplinar, especialmente vinculada aos campos da Ciência da Informação e Ciência da Computação. Propõe um constructo metodológico baseado na fenomenologia para descrever o mapeamento de espaços de informação especialmente vinculados com a área de educação.

Biografía del autor/a

  • André Henrique de Siqueira, iNuTech - Instituto NuTech de Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação

    Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2012), mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2008) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Atualmente é analista - Banco Central. Foi um dos Fundadores do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação (UnB). Propôs uma delimitação da Arquitetura da Informação como disciplina científica e tem investigado problemas da indústria financeira nacional que podem ser resolvidos pela aplicação do conhecimento e da inovação.

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Publicado

15/04/2024

Cómo citar

Dotting learning journeys (.lj): proposta de constructo metodológico para mapeamento de espaços de informação educacionais. (2024). Inclusão Social, 17(2). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6443