Chamada de artigos do dossiê "Segurança Cibernética - Integridade da Informação e Soberania Nacional: os casos do Brasil e da China"
Coordenadores:
Fábio Guedes Gomes
Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997). Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio de Governadores. Secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br).
José Medeiros
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, e professor, desde 2015, na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, em Hangzhou. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Comunicação e Semiótica (1996). Lecionou língua portuguesa na Universidade de Estudos Internacionais de Xi'an e doutorou-se na USP com tese sobre os aspectos políticos da questão camponesa na China. Recebeu do governo da província de Shaanxi o Prêmio da Amizade "Sanqin", em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural da província. Trabalhou no Instituto de Comunicação de Hebei, em Shijiazhuang, sendo um dos dos fundadores do Curso de Língua Portuguesa, e também na Rádio Internacional da China, em Beijing. Participou da equipe de tradução para a língua portuguesa do livro do presidente Xi Jinping "A Governança da China". Nos últimos anos, tem focado suas pesquisas nas relações Brasil-China.
Marco Schneider
Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador titular do Ibict. Professor associado da UFF. Bolsista CNPq e FAPERJ. Professor do PPGCI/IBICT-UFRJ e em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador do PACC (UFRJ). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Coordenador do grupo de pesquisa Perfil-i.
A integridade da informação é uma expressão que tem sido empregada por entes estatais e interestatais, como a ONU, em contraponto à noção de desinformação. Pesquisadores, gestores públicos e diversos atores da sociedade civil organizada, que têm se dedicado nos últimos anos a diagnosticar, projetar e executar ações de combate à desinformação, têm recentemente promovido a integridade da informação como uma dessas frentes de ação.
Saiba mais sobre Chamada de artigos do dossiê "Segurança Cibernética - Integridade da Informação e Soberania Nacional: os casos do Brasil e da China"