A educação a distância, a Internet e a educação formal

Autores

  • Nilton Bahlis dos Santos Rede de Informações para o Terceiro Setor. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.204

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação, Informação, Internet, Complexidade, Novas tecnologias, Sistemas complexos

Resumo

Os computadores e a Internet aos poucos deixaram de ser objetos estranhos nas escolas e no mundo da educação. As novas tecnologias de informação e comunicação, lentamente, vão se integrando à atividade educativa. Mas elas ainda são basicamente usadas como um instrumento, um “apoio” que se acrescenta à atividade de educação que segue seu curso da mesma maneira que antes, dentro de uma visão e dinâmica bastante tradicionais. Entretanto, os processos e as práticas que elas induzem têm dinâmicas contraditórias com a natureza das atividades tradicionais da educação. Apontamos neste artigo as transformações que a Internet e as novas tecnologias de informação trazem para a educação, apresentando, em linhas gerais, algumas características das principais dinâmicas e processos que elas impulsionam. Características que mostram que suas conseqüências são muito mais radicais do que podem parecer à primeira vista e que colocam a educação, como nós a conhecemos, de cabeça para baixo. 

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Publicado

14/11/2025

Edição

Seção

Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação