O ambiente, o virtual e a aprendizagem no Núcleo de Percepção Visual do AVA-AD

Autores

  • Ana Zeferina Ferreira Maio Departamento de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
  • Alice Cybis Pereira Departamento de Expressão Gráfica. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.206

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Percepção visual, Linguagem de vídeo, Aprendizagem colaborativa, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Este artigo descreve a criação do núcleo de percepção visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (AVA-AD) da UFSC. Para tanto, apresenta o referencial teórico e a estrutura tecnológica que apóiam o processo de aprendizagem colaborativa no ambiente. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP) e no potencial das tecnologias de informação e comunicação. Aborda a metodologia adotada no desenvolvimento do núcleo virtual e finaliza analisando os resultados do curso de “Percepção visual e linguagem de vídeo”, no qual um grupo de estudantes solucionaram problemas de
percepção visual na plataforma do AVA-AD. 

Referências

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira: Edusp, 1997.

BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

BENAKOUCHE, T. Algumas idéias equivocadas e duas ou três questões sobre a Educação a Distância. Texto apresentado no XI Congresso Brasileiro Sociologia, UNICAMP, Campinas/SP, setembro de 2003.

_____. Tecnologia é sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa, Florianópolis, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFSC, n. 17, 22 p., set. 1999.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GUATTARI, F. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André. Imagem máquina. São Paulo: Ed. 34, 1996.

KASTRUP, V. Novas tecnologias cognitivas: o obstáculo e a invenção. In: PELLANDA, N. M. C.; PELLANDA, E. C. Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.

_____. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

_____. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

14/11/2025

Edição

Seção

Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação