O ambiente, o virtual e a aprendizagem no Núcleo de Percepção Visual do AVA-AD
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.206Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Percepção visual, Linguagem de vídeo, Aprendizagem colaborativa, Tecnologias de informação e comunicaçãoResumo
Este artigo descreve a criação do núcleo de percepção visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (AVA-AD) da UFSC. Para tanto, apresenta o referencial teórico e a estrutura tecnológica que apóiam o processo de aprendizagem colaborativa no ambiente. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP) e no potencial das tecnologias de informação e comunicação. Aborda a metodologia adotada no desenvolvimento do núcleo virtual e finaliza analisando os resultados do curso de “Percepção visual e linguagem de vídeo”, no qual um grupo de estudantes solucionaram problemas de
percepção visual na plataforma do AVA-AD.
Referências
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira: Edusp, 1997.
BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BENAKOUCHE, T. Algumas idéias equivocadas e duas ou três questões sobre a Educação a Distância. Texto apresentado no XI Congresso Brasileiro Sociologia, UNICAMP, Campinas/SP, setembro de 2003.
_____. Tecnologia é sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa, Florianópolis, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFSC, n. 17, 22 p., set. 1999.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GUATTARI, F. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André. Imagem máquina. São Paulo: Ed. 34, 1996.
KASTRUP, V. Novas tecnologias cognitivas: o obstáculo e a invenção. In: PELLANDA, N. M. C.; PELLANDA, E. C. Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
_____. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
_____. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Zeferina Ferreira Maio, Alice Cybis Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0