Sociedade e tecnologia digital
entre incluir e ser incluída
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i2.207Palavras-chave:
Inclusão digital, Políticas de comunicação, Democratização da comunicaçãoResumo
Este artigo procura investigar o conceito e o propósito embutidos nas políticas de inclusão digital desenvolvidas pela sociedade civil brasileira, em especial pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) e organizações sociais que participam da campanha CRIS – Sociedade da Informação pelo Direito de Comunicar. Será desenvolvido a partir da pesquisa de alguns documentos de referência, dentre eles, o Mapa da Exclusão Digital, realizado por iniciativa do CDI, e de documentos, relatórios e artigos realizados em torno da participação brasileira – como também da América Latina e Caribe - voltados para a participação da sociedade civil na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação.
Referências
CABRAL, Adilson. Um mito de concreto: pistas para um movimento pela democratização da comunicação”. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/xxici/gt27/GT2702.PDF. Acesso em 21/04/2003. Texto enviado para o Congresso da Intercom de 1998.
________________. E a massa virou red”. CD-ROM dos Anais do Congresso da Sociedade Interdisciplinar da Comunicação. Rio de Janeiro, Intercom, 1999.
GRUPO DE TRABAJO de Sociedad Civil en contenidos y temas - Comité de Redacción. Siete principios": prioridades propuestas por sociedad civil - CMS”. Disponível em http://lac.derechos.apc.org/wsis/cdocs.shtml?x=10445. Acesso em 22/04/2003.
IDG Now. Estudo aponta apartheid digital no País. Disponível em http://www.businessstandard.com.br/bs/noticias/2003/04/0012. Acesso em 22/04/2003.
MATELLART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo, Loyola, 2002.
MELO, José Marques de. A muralha digital: desafios brasileiros para construir uma sociedade do conhecimento. In. Sociedade da informação e novas mídias: participação ou exclusão? PERUZZO, Cicília e BRITTES, Juçara. São Paulo, Intercom, 2002.
O GLOBO. Caderno Especial Retratos do Brasil: exclusão digital. Publicado em 11 de abril de 2003.
OEYEN, Victor van. Otra comunicación es posible. Disponible em http://www.apc.org/apps/img_upload/5ba65079e0c45cd29dfdb3e618dda731/otra_comun icacion_posible.doc. Acesso em 22/04/2003.
PERUZZO, Cicília. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis, Vozes, 1998.
SAMPAIO, Jorge Thadeu. O que é inclusão digital? Extraído do site http://www.sampa.org/sgc/base/arq.asp?idarq=92. Acesso em 20/04/2003.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo, Perseu Abramo, 2001.
TAKAHASHI, Tadao (org.). Sociedade da Informação no Brasil – Livro Verde. Brasília, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adilson Vaz Cabral Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0