Geopolítica do conhecimento e da informação: semiperiferia e estratégias de desenvolvimento | Geopolitics of knowledge and information: the semiperiphery and development strategies

Autores

  • Maíra Baumgarten UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v3i1.218

Palavras-chave:

Geopolítica do conhecimento e da informação, desenvolvimento, ciência e tecnologia, inovação social, tecnologias sociais, comercialização de C&T | Geopolitics of knowledge and information, science and technology, commercialization of S&T

Resumo

Resumo Este artigo é fruto dos debates e reflexões vinculados à preparação e realização da mesa “Geopolítica da informação e do conhecimento e suas implicações nas estratégias de desenvolvimento” no Seminário “Desenvolvimento em Questão: que sociedade da informação e do conhecimento?”, realizado no Rio de Janeiro, em setembro de 2006. A partir das três intervenções ocorridas durante o evento e dos debates que se seguiram, são abordados os temas relativos às desigualdades (no âmbito social, organizacional e territorial) no acesso a informações e conhecimentos estratégicos e desigualdades na capacidade de inovação e aprendizado. São debatidas, ainda, as novas formas de apropriação e privatização de conhecimentos estratégicos e, também, os requisitos para as políticas de C&T e sua relação com o desenvolvimento. O conjunto de questões levantado a partir das exposições foi bastante rico e seu eixo principal girou em torno das dificuldades envolvidas nos processos de comercialização da C&T, das vantagens e desvantagens da concentração da produção do conhecimento científico e da importância de políticas voltadas à resolução dos problemas ocasionados pela concentração demasiada. O grande consenso foi sobre a necessidade da formulação e implementação de políticas adequadas às peculiaridades nacionais e locais. Outro tema abordado foi o das tecnologias convencionais e tecnologias sociais e sua aplicação em diferentes contextos

Palavras-chave: Geopolítica do conhecimento e da informação; desenvolvimento; ciência e tecnologia; inovação social, tecnologias sociais, comercialização de C&T

 

Abstract This article is based on the debate and reflexions on the round-table “Geopolitics of information and knowledge” in the Seminar “Development in Question: what information or knowledge society?” (2006). The main issues discussed are inequalities (social, organizational and territorial) in the access to information and strategic knowledge and in the capacity for learning and innovation; the new forms of appropriation and privatization of strategic knowledge; and the needs of S&T policies and  how they relate to development. These issues generated a rich debate around the themes of the difficulties involved in the processes of commercialization of S&T, advantages and disadvantages of the concentration of scientific knowledge production, and the importance of policies addressing the problems caused by its excessive concentration. There was a consensus on the necessity of formulating and implementing policies appropriate to local and national peculiarities. Another issu addressed was that of conventional technologies as well as of social technologies and their possible applications in different contexts.

Keywords Geopolitics of knowledge and information; development; science and technology; social innovation; social technologies; commercialization of S&T

 

 

Biografia do autor

Maíra Baumgarten, UFRGS

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora da Fundação Universidade Federal de Rio Grande e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS.

Downloads

Publicado

20/04/2007

Como citar

BAUMGARTEN, M. Geopolítica do conhecimento e da informação: semiperiferia e estratégias de desenvolvimento | Geopolitics of knowledge and information: the semiperiphery and development strategies. Liinc em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, 2007. DOI: 10.18617/liinc.v3i1.218. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3114. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Que sociedade da informação e do conhecimento?