Democracia virtual no governo da cidade
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.252Palavras-chave:
Redes sociotecnicas, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Políticas públicas, Gestão urbanaResumo
A ampliação do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) por instituições governamentais, partidos políticos e movimentos sociais suscita a questão da democracia virtual, porque contém na tecnologia possibilidades de conexão e interação que permitem formas alternativas de deliberação pública e mais eqüidade no exercício da democracia. O objetivo do estudo apresentado é observar as novas formas de mobilização e ação coletiva que as TIC podem suscitar. Elas colocam em questão os princípios de representação e participação que estruturam o funcionamento das instituições políticas. O nosso estudo se propõe a examinar suas formas particulares, no que se refere à sua aplicação no governo das cidades. A democracia eletrônica aparece como uma tentativa de redefinição das relações entre os cidadãos e as instituições políticas e coloca a questão das modalidades de sua implicação em processos democráticos. Metodologicamente foi realizado um mapeamento e uma análise das práticas políticas que definem as experiências de utilização de redes sociotécnicas. Seu objetivo é avaliar os efeitos da tecnologia sobre a política.
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Bertrand do Brasil: Rio de Janeiro, 1989.
BOBBIO, N. Existe uma doutrina marxista do estado? In: O marxismo e o estado. Rio de janeiro: Edições Graal, 1979.
EGLER, Tamara Tania Cohen. Políticas Urbanas Globais para Espaços Locais. In: Economia, Sociedade e Território, n. 17, v. 5, jan-jun de 2005.
------. Redes técno-sociais e ação coletiva. In: Anais da X Semana de Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro: setembro de 2004.
FERGUSON, Martin. Estratégias de governo eletrônico: o cenário Internacional em desenvolvimento. In: EISENBERG, José; CEPIK, Marco. Internet e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
FREY, Klaus. Experiências de cidades européias e algumas lições para países em desenvolvimento. In: EISENBERG, José; CEPIK, Marco.Internet e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
GERSTLE, Jacques, Réseaux de comunications, réseaux sociaux et réseau polítiques. In: MUSSO, Pierre. Réseaux et société. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
GUIDI, Leda. A rede Iperbole e a construção de uma comunidade participativa on line. In: EISENBERG, José; CEPIK, Marco. Internet e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia. Entre facticidade e validade. Tomo I e II, 1998.
HAMILTON, Susana. O governo eletrônico e a cidade: implicações na política local e na participação cidadã. Projeto para tese de doutoramento, em desenvolvimento no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HAZAM, Vera. Informação, acesso e vida urbana. Tese de mestrado, IPPUR/UFRJ. Defesa de projeto realizada em setembro de 2000.
JACQUES, Gerstlé. Réseaux de comunications, réseaux sociaux et réseau polítiques. In: SFEZ, Lucien. Elements de synthèse pour penser le réseau. In: MUSSO, Pierre. Réseaux et société. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
JAURÉGUIBERRY, Francis; PROULX, Serge (Eds.). Internet, nouvel espace citoyen? Paris: L´Harmatan, 2002.
MAIA, Rousiley C. M. Redes cívicas e Internet. In: EISENBERG, José e CEPIK, Marco.Internet e política, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MUSSO, Pierre. Réseaux et société. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
MUSSO, Pierre. Le reseau: de la mitologie grecque á l’ideologie d’Internet. In: MUSSO, Pierre.Réseaux et société. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
OLIVEIRA, L. A. Valores deslizantes: esboço de um ensaio sobre técnica poder. In: NOVAES, Adauto. O avesso da liberdade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2003.
ORBINEAUU, Bernard; LOISEAU, Gerard; WOJCIK, Stépahine. L’invariance de la démocracie electronique municipal. In: MUSSO, Pierre. Réseaux et société. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
PROULX, Serge. Mondialisation et mouvements d'affirmation identitaire: expressions possibles de la société civile internationale. In: JAURÉGUIBERRY, Francis; PROUX, Serge (eds.). Internet, nouvel espace citoyen? Paris L´Harmatan, 2002.
SFEZ, Lucien. Elements de synthèse pour penser le réseau. In: MUSSO, Pierre. Réseaux et société. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tamara Egler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0