Novas tecnologias

do partido centralizado às redes da sociedade civil e comunidades virtuais

Autores

  • Nilton Bahlis dos Santos Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.253

Palavras-chave:

Sistemas Complexos, Redes Sociais, dispositivos de interação virtual, Partido, Novas tecnologias

Resumo

Quando a sociedade não ganhara complexidade, parecia viável reunir a população numa rede hierárquica, organizada por intermediários, em torno de um programa dirigido pela “teoria científica”. Hoje, a complexidade inviabiliza a centralização em projetos globais. Os sistemas complexos usam regras simples para construir inteligência de nível mais alto, onde agentes locais geram estruturas surpreendentemente complexas A rápida modificação do contexto desborda qualquer possibilidade de unificar interesses em um plano geral, permanentemente. As novas tecnologias, porém, viabilizam redes que incorporam e convivem com ampla diversidade, configurando redes descentralizadas, reguladas pela sincronização das ações de uma multiplicidade de organizações civis.

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

  • Nilton Bahlis dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

     

     

Referências

JOHNSON, Steven. Sistemas Emergentes. Madrid: Turner Publicaciones/ Fondo de Cultura Econômica, 2003. 260 pp.

LENIN, Vladimir. Par où commencer? In: LENIN, V. Oeuvres. Moscou V.5, 1973. 594 p.

NAVARRO, Pablo. Internet como dispositivo de interação virtual. 1997. Disponível em: http://www.netcom.es/pnavarro/Publicaciones/InternetDispoInteracVirtua.html. Acesso em 5 de dezembro de 2004.

SANTOS, Nilton Bahlis dos. A Ciência da Informação e o Paradigma Holográfico: A Utopia de Vannevar Bush. Tese de Doutoramento em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ. Orientador: Aldo Barreto. Rio de Janeiro, 2005. 185 p. Disponível em: http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/niltonsantos2005.pdf.

Downloads

Publicado

18/11/2025

Edição

Seção

Redes: articulações entre ciência, tecnologia e sociedade