Novas tecnologias
do partido centralizado às redes da sociedade civil e comunidades virtuais
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.253Palavras-chave:
Sistemas Complexos, Redes Sociais, dispositivos de interação virtual, Partido, Novas tecnologiasResumo
Quando a sociedade não ganhara complexidade, parecia viável reunir a população numa rede hierárquica, organizada por intermediários, em torno de um programa dirigido pela “teoria científica”. Hoje, a complexidade inviabiliza a centralização em projetos globais. Os sistemas complexos usam regras simples para construir inteligência de nível mais alto, onde agentes locais geram estruturas surpreendentemente complexas A rápida modificação do contexto desborda qualquer possibilidade de unificar interesses em um plano geral, permanentemente. As novas tecnologias, porém, viabilizam redes que incorporam e convivem com ampla diversidade, configurando redes descentralizadas, reguladas pela sincronização das ações de uma multiplicidade de organizações civis.
Referências
JOHNSON, Steven. Sistemas Emergentes. Madrid: Turner Publicaciones/ Fondo de Cultura Econômica, 2003. 260 pp.
LENIN, Vladimir. Par où commencer? In: LENIN, V. Oeuvres. Moscou V.5, 1973. 594 p.
NAVARRO, Pablo. Internet como dispositivo de interação virtual. 1997. Disponível em: http://www.netcom.es/pnavarro/Publicaciones/InternetDispoInteracVirtua.html. Acesso em 5 de dezembro de 2004.
SANTOS, Nilton Bahlis dos. A Ciência da Informação e o Paradigma Holográfico: A Utopia de Vannevar Bush. Tese de Doutoramento em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ. Orientador: Aldo Barreto. Rio de Janeiro, 2005. 185 p. Disponível em: http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/niltonsantos2005.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilton Bahlis dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0