Os "incluídos digitais" são "incluídos sociais"?

Estado, mercado e a inserção dos indivíduos na sociedade da informação

Autores

  • Olívia Bandeira de Melo Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v5i1.294

Palavras-chave:

Inclusão digital, Lan houses, Políticas públicas, Mercado, Sociedade da informação

Resumo

É cada vez mais aceita a ideia de que a distribuição desigual da tecnologia aumenta as desigualdades econômicas e sociais. No entanto, a maior parte das políticas públicas de inclusão digital dão ênfase à disponibilização dos aparatos tecnológicos, sem levar em conta outras competências necessárias para sua utilização, bem como outras políticas essenciais para a superação das desigualdades. O objetivo deste artigo é, fugindo dos discursos catastrofistas e do otimismo acrítico, discutir o que significa a inserção dos indivíduos nessa sociedade midiatizada e qual o papel do Estado, do mercado e de pequenos estabelecimentos como as lan houses nesse processo.




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Publicado

29/04/2009

Edição

Seção

Inclusão digital: para quê e para quem?