Os "incluídos digitais" são "incluídos sociais"? Estado, mercado e a inserção dos indivíduos na sociedade da informação | Is “digital inclusion” “social inclusion”? State, market and the insertion of individuals in the information society

Autores

  • Olívia Bandeira de Melo Carvalho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v5i1.294

Palavras-chave:

inclusão digital, lan houses, políticas públicas, mercado, sociedade da informação|digital inclusion, public policies, market, information society

Resumo

Resumo É cada vez mais aceita a idéia de que a distribuição desigual da tecnologia aumenta as desigualdades econômicas e sociais. No entanto, a maior parte das políticas públicas de inclusão digital dão ênfase à disponibilização dos aparatos tecnológicos, sem levar em conta outras competências necessárias para sua utilização, bem como outras políticas essenciais para a superação das desigualdades. O objetivo deste artigo é, fugindo dos discursos catastrofistas e do otimismo acrítico, discutir o que significa a inserção dos indivíduos nessa sociedade midiatizada e qual o papel do Estado, do mercado e de pequenos estabelecimentos como as lan houses nesse processo.

Palavras-chave inclusão digital; lan houses; políticas públicas; mercado; sociedade da informação


Abstract The idea that the unequal distribution of technology increases economic and social inequalities is increasingly accepted. However, most of the public policies for digital inclusion emphasize the availability of technological devices, without taking into account other skills required for their use and other policies essential for overcoming inequality. This article, fleeing catastrophistic rhetoric as well as uncritical optimism, discusses the meaning of the integration of individuals in the “information society” and the role of the State, the market and the small establishments such as lan houses in this process.

Keywords digital inclusion; lan houses; public policies; market; information society

Biografia do autor

Olívia Bandeira de Melo Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminese, onde integra o grupo de pesquisa LabCULT - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas, Lazer e Tecnologias da Comunicação, coordenado pelo professora Simone Pereira de Sá. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição (2002). Coordena, desenvolve e ministra oficinas de educomunicação voltadas para jovens de comunidades de baixa renda e para profesores de escolas públicas na ONG Bem Tv - Educação e Comunicação (Niterói), desde 2003.

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Publicado

29/04/2009

Como citar

CARVALHO, O. B. de M. Os "incluídos digitais" são "incluídos sociais"? Estado, mercado e a inserção dos indivíduos na sociedade da informação | Is “digital inclusion” “social inclusion”? State, market and the insertion of individuals in the information society. Liinc em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i1.294. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3186. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Inclusão digital: para quê e para quem?