Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público | Information literacy in the workplace: perception of the public librarian

Autores

  • Marlene Morbeck Coelho UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.408

Palavras-chave:

competência informacional – ambiente de trabalho, órgão público – bibliotecário, papel educativo – bibliotecário, information literacy – workplace, public organization – librarian, educative role of librarian

Resumo

Resumo Competência informacional no ambiente de trabalho é o tema desta investigação que utilizou como método de pesquisa um levantamento, ou survey. O objetivo central do estudo foi investigar a percepção do bibliotecário de órgão público acerca da matéria e verificar o papel que ele representa na implementação de treinamento para tal competência. Aborda aspectos conceituais da competência informacional. Apresenta concepções de teóricos sobre o assunto, destaca sua importância, os benefícios que são alcançados e os obstáculos que dificultam sua aplicação. Tece considerações sobre a função social e educativa do bibliotecário. Investiga o conhecimento do bibliotecário de órgãos públicos do Poder Judiciário Federal, do Ministério Público da União e da Advocacia-Geral da União acerca da matéria examinada e a forma como poderia atuar na implementação de treinamento para que os servidores desses órgãos se tornem competentes informacionais. Usou, como procedimentos para coleta de dados, questionário semiestruturado, encaminhado para 225 bibliotecários de órgãos públicos objeto do estudo, retornando 78 regularmente preenchidos. Os resultados revelaram que os bibliotecários já tinham ouvido referências ao tema, mas as tentativas de conceituá-lo foram difusas. Apontaram as habilidades que devem ser adquiridas, considerando necessário conscientizar servidores, administração e o próprio bibliotecário sobre a importância da competência em informação nas organizações públicas. Entenderam que era deles o desafio de assumir esse papel, desde que adequadamente preparados, e que a biblioteca deve fazer parcerias com outros órgãos públicos e unidades internas, como recursos humanos, a fim de instituir programas específicos para treinamento nessa competência. Apontaram, ainda, os benefícios que podem ser alcançados e obstáculos a serem enfrentados para implantar e desenvolver treinamento em competência informacional no ambiente de trabalho.

Palavras-chave competência informacional – ambiente de trabalho; órgão público – bibliotecário; papel educativo – bibliotecário


Abstract The theme of this dissertation is information literacy in the workplace. Using a survey as research method, the study’s principal objective is to investigate the public librarian’s perception and grasp of this concept and verify the role that he/she plays in implementing a training program in such competence. The study discusses conceptual aspects and the development of information competence. It reflects on the social and educational role of the librarians of public organs such as the Federal Judiciary, the Public Ministry of the Union and the Attorney General’s office. This study investigates the librarian’s knowledge of the subject and ways they could participate in the implementation of training so that the employees of the public organs develop information competence. Semi-formal questionnaires were used to obtain the data and were sent to 225 librarians working in these institutions, 78 of which filled out and returned the questionnaires. The data analyzed, the results revealed that the librarians were aware of or had heard of the subject but were unable to clearly explain the core concepts of information competence although some elements of the theme were mentioned. The study’s subjects mentioned the need of acquiring certain skills in order to inform employees, administration and other librarians of the importance of information competence in public organs. The librarians understood that the challenge to assume this role of understanding and disseminating information competence was theirs. Adequately prepared, the library must work together with other public organs and internal units such as human resources to implement specific information competence training programs. The librarians expressed confidence that employees in the public sector would indeed participate in such programs and pointed out the benefits achieved and obstacles to be overcome as a result of these training programs.

Keywords
information literacy – workplace; public organization – librarian; educative role of librarian

Biografia do autor

Marlene Morbeck Coelho, UFBA

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora assistente do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da UFBA.

Downloads

Publicado

19/03/2011

Como citar

MORBECK COELHO, M. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público | Information literacy in the workplace: perception of the public librarian. Liinc em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2011. DOI: 10.18617/liinc.v7i1.408. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3294. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

XI Enancib: Ciência da Informação em foco