Competência informacional no ambiente de trabalho
percepção do bibliotecário de órgão público
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.408Palavras-chave:
Competência informacional, Ambiente de trabalho, Órgão público, Bibliotecários, Papel educativoResumo
Competência informacional no ambiente de trabalho é o tema desta investigação que utilizou como método de pesquisa um levantamento, ou survey. O objetivo central do estudo foi investigar a percepção do bibliotecário de órgão público acerca da matéria e verificar o papel que ele representa na implementação de treinamento para tal competência. Aborda aspectos conceituais da competência informacional. Apresenta concepções de teóricos sobre o assunto, destaca sua importância, os benefícios que são alcançados e os obstáculos que dificultam sua aplicação. Tece considerações sobre a função social e educativa do bibliotecário. Investiga o conhecimento do bibliotecário de órgãos públicos do Poder Judiciário Federal, do Ministério Público da União e da Advocacia-Geral da União acerca da matéria examinada e a forma como poderia atuar na implementação de treinamento para que os servidores desses órgãos se tornem competentes informacionais. Usou, como procedimentos para coleta de dados, questionário semiestruturado, encaminhado para 225 bibliotecários de órgãos públicos objeto do estudo, retornando 78 regularmente preenchidos. Os resultados revelaram que os bibliotecários já tinham ouvido referências ao tema, mas as tentativas de conceituá-lo foram difusas. Apontaram as habilidades que devem ser adquiridas, considerando necessário conscientizar servidores, administração e o próprio bibliotecário sobre a importância da competência em informação nas organizações públicas. Entenderam que era deles o desafio de assumir esse papel, desde que adequadamente preparados, e que a biblioteca deve fazer parcerias com outros órgãos públicos e unidades internas, como recursos humanos, a fim de instituir programas específicos para treinamento nessa competência. Apontaram, ainda, os benefícios que podem ser alcançados e obstáculos a serem enfrentados para implantar e desenvolver treinamento em competência informacional no ambiente de trabalho.
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