Ética profissional do bibliotecário atuante no segmento empresarial de Santa Catarina | Professional ethics of librarians active in the business segment of Santa Catarina

Autores

  • Daniela Câmara Pizarro Faculdade Decisão e da Faculdade Borges de Mendonça, Florianópolis.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.411

Palavras-chave:

ética bibliotecária, profissionais da informação – ética, unidade de informação empresarial – ética, librarian ethics, information professionals – ethics, bussiness information unit – ethics

Resumo

Resumo O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender as representações de ética e ética profissional apreendidas nos discursos dos bibliotecários atuantes em empresas de Santa Catarina. Na fundamentação conceitual aprofundaram-se os conceitos de ética e suas abordagens contemporâneas, a deontologia e ética bibliotecária, o ambiente empresarial e seus desafios éticos. Já a fundamentação teórico-metodológica concentrou-se nos preceitos da sociologia do conhecimento, do construtivismo social, e na teoria das representações sociais. A pesquisa é qualitativa, a coleta de dados realizou-se através de um roteiro de entrevista semi-estruturado e a análise dos dados apoiou-se na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir dos discursos dos entrevistados foram detectados três pontos relevantes sobre esse coletivo: o desconhecimento da conceituação de ética e ética profissional, assim como da sua importância e a falta de domínio significativo do conteúdo do Código de Ética Profissional do Bibliotecário Brasileiro. O conceito de ética expresso confunde-se com o conceito de moral e, ainda, esse coletivo tem noções de ética relacionadas com alteridade, caráter e comportamento. Assim como a ética geral, há uma falta de entendimento sobre o conceito de ética profissional, reforçado pelo desconhecimento do conteúdo do Código de Ética do Bibliotecário Brasileiro. Merece atenção, também, a influência que os pressupostos éticos empresariais exercem na conduta ética do bibliotecário que atua nesse ambiente.  Fica claro que não há espaço para questionamento dos valores da empresa, sendo que a conduta ética empresarial prevalece. A oferta e o repasse das informações são regulados de forma a obter competitividade e lucratividade para as empresas. Este estudo teve como pano de fundo o contexto da pós-modernidade, onde valores de uma racionalidade técnica e instrumental predominam no pensamento e no agir do homus economicus, propiciando um vazio ético e a falta de referências para nortear o agir humano.

Palavras-chave ética bibliotecária; profissionais da informação – ética; unidade de informação empresarial – ética

Abstract The objective of this study was to understand the ethical and professional ethics representations present in the discourse of librarians who work in enterprises in the state of Santa Catarina. Firstly, the main concepts of ethics and its contemporary approaches, the deontological ethics and the librarians’ ethics, and the business environment and its ethical challenges are discussed. The theoretical and methodological substantiations focused on the concepts of the sociology of knowledge, social constructivism, and the social representations theory. The data for this qualitative research was obtained through a semi-structured interview and was analyzed based on the “Discourse of the Collective Subject” (DCS). It was possible to identify in the discourse of the professionals: the lack of knowledge regarding ethical concepts and professional ethics and its importance, as well as the lack of familiarity with the Professional Code of Ethics of the Brazilian Librarians. Besides, the concepts of ethics and morality and their differences do not seem to be very clear to the interviewed librarians. Their notions of ethics are often related to otherness, character and behavior. There is a lack of understanding regarding the concept of professional ethics, which is reinforced by the non-familiarity with the contents of the Ethic Code of the Brazilian Librarians. Business ethical assumptions also have an influence on the ethical conduct of the librarian. It seems to be clear that there is no room for questioning the firm’s values, since the business ethical conduct prevails. Information dissemination is regulated in order to promote competitiveness and profitability for the enterprise. This research had as its background the post-modern context, in which values of technical and instrumental rationality are emphasized in thoughts and in the homus economicus’ actions, creating an ethical emptiness, that is, a lack of references and examples to guide human actions.

Keywords librarian ethics; information professionals – ethics; bussiness information unit – ethics

Biografia do autor

Daniela Câmara Pizarro, Faculdade Decisão e da Faculdade Borges de Mendonça, Florianópolis.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora da Faculdade Decisão e da Faculdade Borges de Mendonça em Florianópolis.

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Publicado

31/03/2011

Como citar

CÂMARA PIZARRO, D. Ética profissional do bibliotecário atuante no segmento empresarial de Santa Catarina | Professional ethics of librarians active in the business segment of Santa Catarina. Liinc em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2011. DOI: 10.18617/liinc.v7i1.411. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3297. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

XI Enancib: Ciência da Informação em foco