O conceito de memória na Ciência da Informação

análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil

Autores

  • Eliane Braga de Oliveira Universidade de Brasília (UNB). Brasília, DF. Brasil
  • Georgete Medleg Rodrigues Universidade de Brasília (UNB). Brasília, DF. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.416

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Arquivologia, Memória

Resumo

Apresenta resultados obtidos em pesquisa de doutorado cujo objetivo geral foi o de compreender como a Ciência da Informação (CI) se apropria de conceitos, partindo do caso específico da apropriação e da reformulação do conceito de memória na produção científica da área no Brasil. Adota como referencial teórico o modelo de construção do conhecimento proposto por Wersig, conforme o qual a Ciência da Informação deve tecer uma rede conceitual a partir da reformulação de modelos genéricos e interconceitos. Nos objetivos específicos, identificar os “atratores” do conceito de memória na Ciência da Informação; analisar suas apropriações e reformulações na produção dos programas de pós-graduação em CI no Brasil; verificar a existência de relações entre a produção de trabalhos sobre memória e a área de graduação dos autores e/ou ao programa de pós-graduação em CI nos quais os trabalhos foram produzidos. Como método, adotou-se a análise de conteúdo e, como campo empírico, a produção científica da área. Para a análise quantitativa dos dados, utilizou-se do Corpógrafo, plataforma de análise sobre corpora. Apresenta a análise das teses e dissertações componentes da amostra analisada na pesquisa. Os resultados evidenciaram a pouca relevância do tema na literatura da área. Verificou-se que os autores mais produtivos são egressos de programas de pós-graduação em CI, mas não desenvolvem suas pesquisas nesses programas, apesar de divulgarem seus estudos em periódicos e eventos específicos da Ciência da Informação. Verificou-se também a existência de um núcleo de estudos teóricos sobre memória, tendência não identificada na literatura internacional. O estudo constatou a apropriação do conceito de memória pela Ciência da Informação no Brasil, em apenas um dos aspectos identificados na literatura internacional, o aspecto social. Essa apropriação mostrou ser mais diretamente influenciada pela formação acadêmica dos emissores das mensagens do que pelo contexto de produção destas últimas.


Referências

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (2008), Histórico do Enancib Disponível em: <http://www.ancib.org.br/enancib/historico-do-enancib/>. Acesso em: 2 de Janeiro de 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luis A. Reto e Augusto Pinheiro. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BUSH, Vannevar. As we may think. Atlantic Monthy. v. 176, n. 1, p. 101-108.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (s. d.), Plataforma Lattes. Disponível em <http://lattes.cnpq.br>. Acesso de jan. a jun. de 2009.

________. (s. d.), Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil. Disponível em <http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/>. Acesso em 3 de Maio de 2010.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (2004), Banco de teses. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/>. Acesso em: 8 de Março de 2008.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p.101-107, 1978.

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2010), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Disponível em <http://poseca.incubadora.fapesp.br/portal/informacao/>. Acesso em: 4 de Janeiro de 2008.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória. Tradução: Sérgio Alcides, 2ª edição. Rio de janeiro: Aeroplano, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (s. d.),

Ciência da Informação. Disponível em: . Acesso em: 18 de Março de 2008.

OTLET, Paul. Traité de documentation. Le livre sur le livre. Théorie et pratique. Bruxelas, Editiones Mundaneum, Palais Mondial, 1934.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – UFMG (s. d.), Teses e dissertações. Disponível em: <http://ppgci.eci.ufmg.br/Teses_e_Dissertações>. Acesso em: 8 de Janeiro de 2008.

PUCCampinas (s. d.) Pós-Graduação. Disponível em: <http://www.puc-campinas.edu.br/pos/>. Acesso em: 8 de Março de 2008.

ROBREDO, J. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação.

Brasília: Thesaurus; SSRR Informações, 2003.

SMIT, Johanna W.; TÁLAMO, M. de Fátima G. M. Sistemas de recuperação de informação e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 7., 2006, Marília. Anais... Marília: [s.n.], 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (s. d.), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Relação Teses de doutorado. Disponível em: <http://www.uff.br/ppgci/editais/tesesdou.pdf>. Acesso em: 4 de Janeiro de 2008.

________. (s. d.), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Dissertações. Disponível em: <http://www.uff.br/ppgci/editais/tesesmes.pdf>. Acesso em: 4 de Janeiro de 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Catálogo de dissertações: 1980-1998 / Curso de Mestrado em Ciência da Informação. João Pessoa: Editora Universitária, 1999.

________. (s. d.), Informação & Sociedade: Estudos. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br>. Acesso em: 18 de Março de 2008.

WERSIG, G., NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The information scientist. v. 9, n. 4, 1975. [versão traduzida por Tarcísio Zandonade].

______. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information processing & management. Oxford, v. 29, n. 2, p.229-239, 1993.

Downloads

Publicado

01/04/2011

Edição

Seção

XI Enancib: Ciência da Informação em foco