A urgência dos padrões em rede
do autor do conteúdo ao vínculo da relação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i2.421Palavras-chave:
Padrão, Rede, RelaçãoResumo
As principais questões relacionadas ao que entendemos ser o autor e seus direitos autorais num ambiente intensamente influenciado por sistemas de informação em rede envolve a expansão do que entendemos ser a produção de conteúdo e a influência das relações estabelecidas em rede. Discutimos neste artigo como a lógica do conteúdo, a lógica das relações e a lógica dos padrões em rede podem influenciar novas concepções e modos de pensarmos no conceito do autor de uma obra.
Referências
Barros, R. B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora Sulina. 1ª edição. 2007.
Brown, J. S., Duguid, P. A vida social da informação. Editora Makron Books. 1ª edição. 2001.
Dimantas, H. Linkania: uma teoria de redes. Editora Senac. 1ª edição. 2010.
Maturana, H. Biologia do fenômeno social. In.: A ontologia do olhar. Magro, C., Graciano, M., Vaz, N. (orgs). Editora UFMG. 1ª edição. 1997.
Passos, E. Prefácio. In.: Grupo: a afirmação de um simulacro. Barros, R. B. Editora Sulina. 1ª edição. 2007.
Prigogine, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Editora Unesp. 1ª edição. 1996.
Rocha, J. M. A enação e o pragmatismo. In.: Pragmatismos, pragmáticas e produção de subjetividades. Arruda, A., Bezerra Jr., B., Tedesco, S. (orgs). Editora Garamond. 1ª edição. 2008.
Tedesco, S. Mapeando o domínio de estudos da psicologia da linguagem: por uma abordagem pragmática das palavras. In.: Políticas da Cognição. Kastrup, V., Tedesco, S., Passos, E. (orgs). Editora Sulina. 1ª edição. 2008.
Foucault, M. A arqueologia do saber. Forense Universitária. 7ª edição. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dalton Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0