A universidade brasileira e a inserção da semi-periferia no sistema econômico mundial
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.459Palavras-chave:
Semi-periferia, Universidade, Inovação tecnológicaResumo
Discutir-se-a o papel da Universidade no contexto do capitalismo semi-periférico brasileiro, cujas empresas buscam inserir-se competitivamente nos elos intermediários das cadeias de valor do capitalismo mundial. Embora, no plano imediato, isso dê legitimidade ao modo de produção capitalista no país, o horizonte limitado de aquisição de lucros impele, no médio prazo, à intensificação da exploração do trabalho e dos recursos naturais. A produção de conhecimento científico visando à inovação tecnológica poderia abrir uma alternativa em relação às estratégias de instrumentalização do trabalho e da natureza. Entretanto, no caso brasileiro, percebemos três tendências contrárias nas universidades: 1) A apropriação da ciência como parte do processo de sofisticação cultural dos grupos que a produzem; 2) O ancoramento daqueles que produzem ciência nas estruturas administrativas do Estado; 3) Uma valorização acrítica da cultura das classes populares. Analisando as tendências observadas, discutimos as possibilidades de desenvolvimento que a universidade pode trazer à sociedade se assumir seu papel de instituição moderna.
Referências
DURKHEIM, Emile. Les règles de la méthode sociologique. Paris: Quadrige/PUF, 1987.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - FIESP. Obstáculos à inovação na indústria. São Paulo, 2010.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
FLICHY, Patrice. L’innovation technique: récents développements en sciences socials vers une nouvelle théorie de l’innovation. Paris: Éditions La Découverte, 1995.
OLIVEIRA, R. et al. Inovação tecnológica no Brasil: questões éticas da ação social em uma economia semiperiférica. Parcerias Estratégicas, v. 14, n. 29, dez. 2009.
SCHMITT, Gerson. Setor cresce mas modelo corre risco de colapso. Disponível em: <http://www.tiinside.com.br/27/06/2011/setor-cresce-21—masmodelo-corre-risco-de-colapso-dizabes/ti/229298/news.aspx#ir>. Acesso em: 28 jun. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renato de Oliveira, Daniel Guerrini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0