Compartilhamento de dados e e-Science

explorando um novo conceito para a comunicação científica

Autores

  • Jackson da Silva Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS, Brasil
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.488

Palavras-chave:

e-Science, Compartilhamento de dados científicos, Exploração de dados, Colaboração científica

Resumo

O trabalho objetiva apresentar um novo conceito que surge visando o compartilhamento de dados científicos primários: a e-Science. Este conceito nasce a partir dos novos métodos de se fazer pesquisa, onde grandes quantidades de dados científicos primários são gerados por pesquisas em diversos ramos das ciências e processados e armazenados em grandes centros de dados e repositórios responsáveis pelo gerenciamento que permita a cientistas distribuídos pelo mundo acessar e analisar esses dados a fim de reutilizá-los em suas pesquisas. Finaliza observando que a perspectiva de compartilhar dados entre cientistas pode fazer com que as possibilidades de colaboração se tornem cada vez mais reais, criando ambientes onde as viabilidades de compartilhamento de resultados de pesquisas promovam o desenvolvimento da ciência e tecnologia e permitindo que recursos sejam utilizados de forma a avançar a ciência.

 

Referências

APPELBE, B.; BANNON, D. eResearch - Paradigm Shift or Propaganda? Journal of Research and Practice in Information Technology, v. 39, n. 2, p. 83-90, maio 2007. Disponível em: <http://www.jrpit.acs.org.au/jrpit/JRPITVolumes/JRPIT39/JRPIT39.2.83.pdf>. Acesso em: 28 maio 2012.

BORGMAN, C. L. The Conundrum of Sharing Research Data. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 63, n. 6, p. 1059-1078, jun. 2012. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com.ez45.periodicos.capes.gov.br/doi/10.1002/asi.22634/pdf>. Acesso em: 17 jun. 2012.

FANIEL, I. M.; JACOBSEN, T. E. Reusing Scientific Data: How Earthquake Engineering Researchers Assess the Reusability of Colleagues’ Data. Computer Supported Cooperative Work, v. 19, p. 355–375, 2010. Disponível em: <http://www.springerlink.com.ez45.periodicos.capes.gov.br/content/n14087vn56336218/fulltext.pdf>. Acesso em: 27 maio 2012.

HEY, T.; HEY, J. e-Science and its implications for the library community. Library Hi Tech, v. 24, n. 4, p. 515-528, 2006.

HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

GRAY, J. Jim Gray on eScience: A Transformed Scientific Method. HEY, T.; TANSLEY, S.; TOLLE, K. (Ed.). The fourth paradigm: data-intensive scientific discovery. Redmont, Washington: Microsoft Research, 2009. Disponível em: <http://languagelog.ldc.upenn.edu/myl/JimGrayOnE-Science.pdf>. Acesso em: 20 maio 2012.

JOINT TASK FORCE ON LIBRARY SUPPORT FOR E-SCIENCE. Agenda for Developing E-Science in Research Libraries Final Report and Recommendations to the Scholarly Communication Steering Committee, the Public Policies Affecting Research Libraries Steering Committee, and the Research, Teaching, and Learning Steering Committee. 2007. 26 p. Disponível em: <http://www.arl.org/bm~doc/ARL_EScience_final.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2012.

MARCHIORI, P. Z. A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 72-79, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/download/159/138>. Acesso em: 28 maio 2012.

NATIONAL SCIENCE BOARD (NSB). Chapter Two: The Elements of the Digital Data Collections Universe. In: ______. Long-Lived Digital Data Collections Enabling Research and Education in the 21st Century. Disponível em: <http://www.nsf.gov/pubs/2005/nsb0540/nsb0540_4.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2012.

NATIONAL SCIENCE FOUNDATION. Cyberinfrastructure Vision for 21st Century Discovery. 2007. Disponível em: <http://www.nsf.gov/pubs/2007/nsf0728/nsf0728.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012.

PRICE, D. S. A ciência desde a Babilônia. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1976. 189 p. (O homem e a ciência; v. 2).

RAMBO, N. E-science and biomedical libraries. Journal of the Medical Library Association, v. 97, n. 3, p. 159-161, 2009. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2706433>. Acesso em: 15 abr. 2012.

RIBES, D.; LEE, C. P. Sociotechnical Studies of Cyberinfrastructure and e-Research: Current Themes and Future Trajectories. Computer Supported Cooperative Work, v. 19, n.3-4, p. 231-244, 2010. Disponível em: <http://www.davidribes.com/storage/Ribes%20Lee%20-%20Cyberinfrastructure%20Studies.pdf> Acesso em: 8 jun. 2012.

SONNENWALD, D. H. Scientific Collaboration. Annual Review of Information Science and Technology, New York, v. 42, n. 1, p. 643-681, 2008.

TORRES-SALINAS, D.; ROBINSON-GARCÍA, N.; CABEZAS-CLAVIJO, A. Compartir los datos de investigación em ciência: introducción al data sharing. El profesional de la información, v. 21, n. 2, p. 173-184, mar./abr. 2012.

YAKEL, E. Digital curation. OCLC Systems & Services: International digital library perspectives, v. 23, n. 4, 2007. p. 335-340.

ZIMAN, J. M. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979. 164 p. (O homem e a ciência; 8)

Downloads

Publicado

19/12/2012

Edição

Seção

Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate