Panorama do suporte computacional às atividades de pesquisa em universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v9i1.516Palavras-chave:
E-Ciência, Teses e Dissertações, Universidades Brasileiras, Suporte Computacional à CiênciaResumo
A adoção crescente de ferramentas computacionais por cientistas em seus processos de trabalho é um fenômeno amplamente relatado, principalmente em publicações que propõem novos sistemas com esta finalidade. São escassos, entretanto, estudos que abordam numericamente esta tendência e a dimensão relativa ao total de pesquisas realizadas. Este artigo descreve um levantamento quantitativo do uso de computação em atividades de pesquisa em algumas universidades brasileiras. São apresentados, por área de conhecimento, os percentuais de uso de recursos computacionais em relação ao total de projetos de pesquisa e a evolução ao longo dos anos.
Referências
ANDRONICO, G.; ARDIZZONE, V.; BARBERA, R.; BECKER, B.; BRUNO, R.; CALANDUCCI, A.; CARVALHO, D.; CIUFFO, L.; FARGETTA, M.; GIORGIO, E.; LA ROCCA, G.; MASONI, A.; PAGANONI, M.; RUGGIERI, F.; SCARDACI, D. e-Infrastructures for e-Science: A Global View. Journal of Grid Computing, 9:155–184. Springer Science, 2011.
APPELBE, B.; BANNON, D. eResearch – Paradigm shift or propaganda? Journal of Research and Practice in Information Technology, Vol. 39, No.2, May 2007.
COSTA, R; BRASILEIRO, F.; SOUZA FILHO, G.; SOUZA, D. eScience-as-a-Service: Desafios e Oportunidades para a Criação de Nuvens Científicas. Anais do V e-Science Workshop, XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
DE ROURE, D. e-Science and the Web. IEEE Computer 43(5): p. 90-93, 2010.
FOSTER, I.; ZHAO, Y.; RAICU, I.; LU, S. Cloud Computing and Grid Computing 360-Degree. Compared, IEEE Grid Computing Environments (GCE08), 2008.
GRAY, J. eScience: a transformed scientific method. Prefácio do livro The Fourth Paradigm. Microsoft Research, 2007.
HEY, A.; TREFETHEN, A. The UK e-Science Core Programme and the Grid. Future Generation Computer Systems, 18 (8). pp. 1017-1031, 2002.
LAGOZE, C.; VAN DE SOMPEL, H.; NELSON, M.; WARNER, S. The Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – Technical specification version 2.0, 2002.
LATOUR, B. Ciência em Ação. 1ª Edição em Português. Editora da Unesp, 2000.
MACÁRIO, C.; SOUSA, S.; MEDEIROS, C. Play it again, SAM – using scientific workflows to drive the generation of semantic annotations. Proceedings of the Sixth IEEE International Conference on e–Science, 2010.
MAEDER, A. e-Research Meets e-Health. Proc. Second Australasian Workshop on Health Data and Knowledge Management, 2008.
MARTINS, D.; SUELI, S. Protocolo OAI-PMH e Sistemas Federados de Informação. Liinc em Revista, vol. 8, n. 2, 2012.
MEDEIROS, J.; CAREGNATO, S. Compartilhamento de dados e e-Science: explorando um novo conceito para comunicação científica. Liinc em Revista, vol. 8, n. 2, 2012.
MEYER, E.; SCHROEDER, R. Untangling the web of e-Research: Towards a sociology of online knowledge. Journal of Infometrics 3, pp. 246-260. Elsevier Ltd., 2009.
PACE, T,; BARDZELL, S.; FOX, G. Practice-centered e-Science: a practice turn perspective on Cyberinfrastructure design. Proceedings of the 16th ACM International Conference on Supporting group work - GROUP’10, 2010.
PEARCE, N. A study of technology adoption by researchers. Information, Communication & Society, 13:8, 1191-1206, 2010.
SEARIGHT, H.; MAULDIN, R.; RATWIK, S.; CONBOY, R.; SEARIGHT, B. e-Research in the Social Sciences: The Possibilities and the Reality (A Review Article). Current Research Journal of Social Sciences, 3(2): 71-80, 2011.
SHIELDS, M. The legitimation of academic computing in the 1980s. Work and Technology in Higher Education: The Social Construction of Academic Computing, ed. M.A. Shields, Lawrence Erlbaum Associates, Hove, pp. 161–187, 1995.
SLIMAN, L.; CHARROUX B.; STROPPA Y. RunMyCode: An Innovative Platform for Social Production and Evaluation of Scientific Research. Proceedings of the Fourth IEEE International Conference on Computational Aspects of Social Networks (CASoN), 2012.
UNICAMP. Anuário Estatístico da Pós-Graduação 2009. Pró-reitoria de Pós Graduação, Universidade Estadual de Campinas, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alysson Prado, Maria Cecilia Calani Baranauskas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0