A rua manda notícias

dispositivos móveis e manifestações sociais na atualização dos critérios de noticiabilidade

Autores

  • Ivan Satuf Universidade da Beira Interior. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.671

Palavras-chave:

Critérios de noticiabilidade, Valor-notícia, Manifestações sociais, Dispositivos móveis, Jornalismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo atualizar os critérios de noticiabilidade usando como referencial as manifestações sociais que ocorreram em diversas cidades do Brasil em junho de 2013. Num primeiro momento é feita a revisão teórica de pesquisas focadas no modelo broadcasting de comunicação, dos primeiros estudos na década de 1960 ao newsmaking da década de 1970. Em seguida, debate-se a cultura da participação e do compartilhamento no início do século XXI. Finalmente, são propostos três novos valores-notícia consoantes ao atual cenário de mídia móvel e ubíqua: hashtag, redundância e participação.

 

Referências

AGUADO, J.M. e GÜERE, H.M. Comunicación móvil, ecossistema digital e industrias culturales. In: AGUADO, J.M.; FEIJOÓ, C.; MARTÍNEZ, I.J (Coords). La comunicación móvil: Hacia un nuevo ecosistema digital. Barcelona: Editorial Gedisa, 2013. p.57-77.

BRIGHTON, P. e FOY, D. News Values. London: Sage, 2007.

CASTELLS, M., FERNANDEZ-ARDÈVOL, M., QIU, J.L.; SEY, A. Comunicación móvil y

sociedad: una perspectiva global. Madrid: Ariel/Fundación Telefónica, 2007. Disponível em: <http://www.eumed.net/libros-gratis/2007c/312/indice.htm>. Acesso em: 10 jan 2014.

FEATHERSTONE, M. Ubiquitous Media: An Introduction. Theory, Culture Society, Los Angeles, v.26, n.1, p.1-22, 2009.

GALTUNG, J. e RUGE, M.H. The Structure of Foreign News: The Presentation of the Congo, Cuba and Cyprus Crises in Four Norwegian Newspapers. Journal of Peace Research, Oslo, v.2, n.1, p.64-90, 1965.

GANS, J.H. Deciding what’s news: a study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek, and Time. Evaston, Illinois: Northwestern University Press, 2004.

GOGGIN, G. Global mobile media. London: Routledge, 2011.

GRUSIN, R. Premediation: affect and mediality after 9/11. Hampshire, UK: Palgrave Macmillan, 2010.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: New York University Press, 2013.

MALINI, F.; ANTOUN, H. A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.

PADILHA, S.C. Os valores-notícia no webjornalismo. In: LONGHI, R; D’ANDREA, C. (Orgs.). Jornalismo convergente: reflexões, apropriações, experiências. Florianópolis: Insular, 2012. p.199-217.

SCHLESINGER, P. The social organization of News production: a case study of BBC radio and television news. 1978. 393 f. Tese (PhD in Sociology). The London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, 1978.

SCHUDSON, M. The sociology of news. New York: W.W. Norton & Company, 2003.

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo Volume II. A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.

TURKLE, S. Always-On/Always-On-You: the tethered self. In: KATZ, J. Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 121-137.

ZAGO, G.S.; BASTOS, M.T. Jornalismo como sistema de alerta: integração entre mídia social e impressa na tragédia de Santa Maria. In: XXII Encontro Anual da Compós, 2013, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2013. Disponível em: <http://compos.org.br/data/biblioteca_2062.pdf> Acesso em: 05 jan 2014.

WOLF, M. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2009.

Downloads

Publicado

28/05/2014