A pauta na capa

a mídia corporativa como porta-voz do controle e ordem social na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Marcio Castilho Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.
  • Tatiana da Silva Lima Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.678

Palavras-chave:

Mídia corporativa, Hegemonia gramisciana, Política de Segurança Pública, “Junho Furioso”, Controle e ordem social.

Resumo

Busca-se avaliar o enquadramento jornalístico feito pelos jornais da mídia corporativa que legitimam e medeiam a pauta pública e a estratégia da política de segurança pública do Rio de Janeiro, recorrendo à cobertura de notícias sobre os protestos realizados nas ruas da cidade durante o “Junho Furioso”. A partir do uso de semânticas estereotipadas para noticiar o fato jornalístico pela imprensa, será avaliada a criação de um imaginário social coletivo como espaço público de disputa de hegemonia conforme a concepção gramsciana, criminalizando midiaticamente as áreas pobres da cidade do Rio de Janeiro para obtenção de um controle da ordem pública.

 

Biografia do Autor

  • Tatiana da Silva Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

    .

Referências

AGAMBEM, G. Estados de Exceção. Rio de Janeiro: Boitempo, 2010.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1988.

BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 2010.

GITLIN, T. Mídias sem limite: como a torrente de imagens e sons domina nossas vidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

LOCATELLI, P. #VemPraRua: as revoltas de junho pelo jovem repórter que recebeu passe livre para contar a historia do movimento. São Paulo: Breve Companhia, Companhia das Letras, 2013.

MELO, P. B. A pauta na Capa: a mídia como porta-voz do medo – Um estudo sobre a revista Carta Capital. Comunicare: Revista de Pesquisa faculdade Cásper Líbero, v.9, n.1, 2009. Disponível em: <http://www.facasper.com.br/_upload/publicacoes/8/Communicare%209.1.pdf>. Acesso em: 9 de dezembro 2013.

MORAES, D. Imaginário Social, hegemonia cultural e comunicação. In: MORAES, D. A Batalha da Mídia. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.

________________. O capital da mídia na lógica da globalização: Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MORETZSOHN, S. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

RAMOS, S.; PAIVA, A. Mídia e violência: como os jornais retratam a violência e a segurança pública no Brasil. Rio de Janeiro: Cesec, 2005.

REGO, B. O estado em Marx e a teoria ampliada do estado em Gramsci. In: 20º COLÓQUIO DE COMUNICAÇÃO CERMAX, 2007, Campinas. Anais eletrônicos. Campinas: Unicamp, 2007. Disponível em <http://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/comunica%E7%F5es/GT2/gt2m5c5.pdf Acesso em 02/01/201>.

SANTOS, P.R.F. A questão do Estado Ampliado e o conceito de sociedade civil em Gramsci”. XX Seminnáio da Escula de Trabajo Social. Universidade Nacional de Córdoba. Argentina, 2009. Disponível em: <http://www.ets.unc.edu.ar/xxseminario/datos/2/2brFelixdosSanto_stamp.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2013

VAZ, P.; LISSSOVSKY, M. Notícias de Crime e formação da opinião pública: o caso do referendo sobre o comércio de armas. Logos: Mídia e Democracia. Rio de Janeiro, v.27, ano 2007. Disponível em: <http://www.logos.uerj.br/PDFS/27/07_PAULOVAZ_MAURICIO.pdf>. Acesso em 8 de dez. 2013.

VAZ, P. Risco e Justiça. Programa de Pós-graduação da escola de comunicação da UFRJ. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.logos.uerj.br/PDFS/27/07_PAULOVAZ_MAURICIO.pdf>. Acesso em 8 de dez. 2013.

Downloads

Publicado

28/05/2014

Edição

Seção

Crise da representação e redes