Trotsky e o Facebook

as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias

Autores

  • Marco André Feldman Schneider Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Camille Perissé Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Natália Kleinsorgen Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.699

Palavras-chave:

Estratégia, Mídia Comercial e Alternativa, Internet, “Jornadas de Junho”.

Resumo

O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.

 

Referências

ACANDA, Jorge Luis. Sociedade civil e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max.Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AMARC. Princípios para um marco regulatório democrático sobre rádio e TV comunitária. Brasil: Fordfoundation, 2009.

ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy (Org.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Brasília, 1988.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Código brasileiro de telecomunicações. Lei nº 4.117. Brasília, 1962.

BRASIL. Câmara Federal dos Deputados. PL 2126/2011. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2014.

BERNABUCCI, Claudio. O Brasil, versão gramsciana. Carta Capital, 19.07.2013. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/757/o-brasil-versao-gramsciana-9310.html. Acesso em: 16 fev. 2014.

CANELAS RUBIM, Antônio Albino. Comunicação e política. São Paulo: Hacker, 2000.

CIDH. Estándares de libertad de expresión para una radiodifusión libre e incluyente. In: OEA. Relatoría Especial para la Libertad de Expresión de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos. 2010. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2014.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

EKMAN, Pedro. Marco Civil da Internet e eu com isso?.Carta Capital, 11 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2014.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v.6.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Trad. de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizzada Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KURZ, Robert. O caso está a ficar sério. 2004. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2014.

LEI n° 9.612. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2004.

LÊNIN, V.I. Esquerdismo: doença infantil do comunismo. 1920. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2014.

MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Livro II.

MARX, Karl. Las luchas de clases en Francia de 1848 a 1850. 1850. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2014.

_______. O 18 brumário de Luiz Bonaparte. 1852. Disponível em: Acesso em: 12.fev. 2014.

MÉSZÁROS, Istvan. Para além do capital. São Paulo; Campinas: Boitempo; Editora da Unicamp, 2002.

MÉSZÁROS, Istvan. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MORAES, Dênis de. A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.

NASSIF, Luis. A importância do Marco civil da Internet. Carta Capital, 4 nov. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2014.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, São Paulo, v.4, n.1, p.141-169, 2006.

SCHNEIDER, Marco. Lênin e a Microsoft. In: Z Cultural, ano 6, n.2, 2011. Documento eletrônico. Disponível em: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/lenin-e-a-microsoft-de-marco-schneider/. Acesso em: fev. 2014.

TROTSKY, Leon. The history of the Russian Revolution, v. 3, cap. 46. Documento eletrônico. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/trotsky/1930/hrr/ch46.htm. Acesso em: mar. 2014.

ZIZEK, Slavoj. Repeating Lenin. 2001. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2014.

Downloads

Publicado

28/05/2014

Edição

Seção

Economia política da informação, da comunicação e da cultura