Aspectos teórico-metodológicos para análise de campanhas eleitorais online no twitter

do mapeamento das redes às conversações

Autores/as

  • Ronaldo Ferreira Araujo Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.716

Palabras clave:

Campanhas Online, Twitter, Conversação Mediada por Computador, Teoria Ator-Rede, Análise de Redes Sociais.

Resumen

Discorre sobre as chamadas campanhas eleitorais online e apresenta uma proposta teórico-metodológica para estudos sobre o tema por meio de abordagens centradas na Conversação Mediada por Computador (CMC), na Actor Network Theory (ANT) e na Análise de Redes Sociais (ARS), com foco no Twitter. A proposta contribui para o mapeamento da rede e da conversação que se forma em torno do engajamento cívico em períodos eleitorais e favorece o rompimento da centralização, que geralmente tem foco no desempenho dos agentes políticos, dando uma visão distribuída e de uso dialógico do microblog. Percebe-se que os agentes políticos ainda enfrentam o desafio da interatividade e conversação, e reforçamos que análises direcionadas aos conteúdos das mensagens compartilhadas devem observar: os limites e condicionamentos do microblog; os aspectos do discurso presente nas micronarrativas; e a analise de assunto.

 

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Publicado

05/12/2014