Proteção do conhecimento e inovação

as amarras explícitas em uma universidade do Paraná

Autores

  • Adriana Aguillera Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, PR, Brasil.
  • Maria Inês Tomaél Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.717

Palavras-chave:

Proteção do Conhecimento, Inovação, Propriedade Intelectual, Universidades, Patentes.

Resumo

O presente estudo procurou identificar o cenário para a proteção do conhecimento e inovação no meio acadêmico, bem como as dificuldades encontradas pelos pesquisadores no processo de patenteamento. Para tanto, o método empregado foi o estudo de caso e a coleta de dados foi feita por entrevistas com pesquisadores e gestores de uma Agência de Inovação de uma Universidade no Estado do Paraná. Os resultados evidenciaram um cenário caracterizado pela escassez de mão de obra e de recursos para a realização de pesquisas de cunho inovador. Ademais, a estrutura administrativa da Universidade é vista como engessada e burocrática, o que, somado a outras dificuldades, não corrobora para a cultura da propriedade intelectual e inovação no universo acadêmico.

 

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Publicado

05/12/2014

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Seção

Desafios contemporâneos à produção colaborativa em CT&I