Proteção do conhecimento e inovação
as amarras explícitas em uma universidade do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.717Palavras-chave:
Proteção do Conhecimento, Inovação, Propriedade Intelectual, Universidades, Patentes.Resumo
O presente estudo procurou identificar o cenário para a proteção do conhecimento e inovação no meio acadêmico, bem como as dificuldades encontradas pelos pesquisadores no processo de patenteamento. Para tanto, o método empregado foi o estudo de caso e a coleta de dados foi feita por entrevistas com pesquisadores e gestores de uma Agência de Inovação de uma Universidade no Estado do Paraná. Os resultados evidenciaram um cenário caracterizado pela escassez de mão de obra e de recursos para a realização de pesquisas de cunho inovador. Ademais, a estrutura administrativa da Universidade é vista como engessada e burocrática, o que, somado a outras dificuldades, não corrobora para a cultura da propriedade intelectual e inovação no universo acadêmico.
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