O paradigma pós custodial e sua representação no design da informação no sítio do arquivo nacional do Reino Unido

Autores/as

  • Joana Gusmão Lemos Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Natália Nakano Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.736

Palabras clave:

Informação e Tecnologia, Pós-custodial, Web Colaborativa, The National Archives.

Resumen

O uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) instaura aos processos infocomunicacionais contemporâneos inovações que, ao mesmo tempo em que acentuam a importância dos estudos da Ciência da Informação, apresentam à área grandes desafios, pois possibilitam a construção colaborativa de conteúdos e conhecimento em rede. Neste cenário de reordenamento de estruturas e novos comportamentos informacionais surge o paradigma Pós-custodial, propondo às instituições de Arquivo uma forma original de criar, armazenar e disseminar informação, facilitando o acesso aos seus documentos. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, este estudo reúne conceitos teóricos sobre o novo paradigma em questão e realiza nesse cenário um estudo de caso do website do “The National Archives”, do Reino Unido, para a partir da exploração desse site, identificar e retratar pontos e características que apresentam em conformidade com as premissas do Pós-custodial, especialmente no que diz respeito à disponibilização de documentos digitalizados para acesso online pelos usuários. Percebe-se que a consequente abertura dos Arquivos e seus documentos à rede digital traz um significativo ganho de visibilidade às Instituições arquivísticas, amplia seu espaço de atuação, aproxima-se do público e revigora-se na sua forma pós-custodial.

Referencias

COOK, T. Electronic Records, Paper Minds: The Revolution in Information Management and Archives in the Post-Custodial and Post-Modernist Era. Archives & Social Studies: A Journal of Interdisciplinary Research. Vol. 1, no. 0, March 2007.

Disponível em <http://archivo.cartagena.es/files/36-164-DOC_FICHERO1/06-cook_electronic.pdf> Acesso em 30 jul. 2013.

PADRÓN, D. L. La representación normalizada de los documentos: estudio comparado de normas de descripción archivística. 2011. 801 f. Tese (Doutorado em Biblioteconomia e Documentação) - Facultad de Traducción y Documentación, Universidad de Salamanca. Salamanca, Espanha, 2011. ,RIBEIRO, F. Gestão da informação/Preservação da memória na era pós-custodial:

um equilíbrio precário? In: Conservar para quê? Atas 8ª Mesa Redonda de Primavera.

Porto: Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2005. Disponível em < http://repositorioaberto.up.pt/handle/10216/39365> Acesso em: 29 jul. 2013.

RIBEIRO, F. O papel mediador da Ciência da Informação na construção da sociedade em rede. 2009. João Pessoa: Ideia. 2009. Disponível em <http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/26612> Acesso em: 29 jul. 2013.

THE NATIONAL ARCHIVES. Disponível em <http://www.nationalarchives.gov.uk/default.htm> Acesso em 05 Ago. 2013.

WEINBERGER, David. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Tradução Alessandra Mussi Araujo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

Publicado

05/12/2014