O paradigma pós custodial e sua representação no design da informação no sítio do arquivo nacional do Reino Unido
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.736Palabras clave:
Informação e Tecnologia, Pós-custodial, Web Colaborativa, The National Archives.Resumen
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) instaura aos processos infocomunicacionais contemporâneos inovações que, ao mesmo tempo em que acentuam a importância dos estudos da Ciência da Informação, apresentam à área grandes desafios, pois possibilitam a construção colaborativa de conteúdos e conhecimento em rede. Neste cenário de reordenamento de estruturas e novos comportamentos informacionais surge o paradigma Pós-custodial, propondo às instituições de Arquivo uma forma original de criar, armazenar e disseminar informação, facilitando o acesso aos seus documentos. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, este estudo reúne conceitos teóricos sobre o novo paradigma em questão e realiza nesse cenário um estudo de caso do website do “The National Archives”, do Reino Unido, para a partir da exploração desse site, identificar e retratar pontos e características que apresentam em conformidade com as premissas do Pós-custodial, especialmente no que diz respeito à disponibilização de documentos digitalizados para acesso online pelos usuários. Percebe-se que a consequente abertura dos Arquivos e seus documentos à rede digital traz um significativo ganho de visibilidade às Instituições arquivísticas, amplia seu espaço de atuação, aproxima-se do público e revigora-se na sua forma pós-custodial.
Referencias
COOK, T. Electronic Records, Paper Minds: The Revolution in Information Management and Archives in the Post-Custodial and Post-Modernist Era. Archives & Social Studies: A Journal of Interdisciplinary Research. Vol. 1, no. 0, March 2007.
Disponível em <http://archivo.cartagena.es/files/36-164-DOC_FICHERO1/06-cook_electronic.pdf> Acesso em 30 jul. 2013.
PADRÓN, D. L. La representación normalizada de los documentos: estudio comparado de normas de descripción archivística. 2011. 801 f. Tese (Doutorado em Biblioteconomia e Documentação) - Facultad de Traducción y Documentación, Universidad de Salamanca. Salamanca, Espanha, 2011. ,RIBEIRO, F. Gestão da informação/Preservação da memória na era pós-custodial:
um equilíbrio precário? In: Conservar para quê? Atas 8ª Mesa Redonda de Primavera.
Porto: Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2005. Disponível em < http://repositorioaberto.up.pt/handle/10216/39365> Acesso em: 29 jul. 2013.
RIBEIRO, F. O papel mediador da Ciência da Informação na construção da sociedade em rede. 2009. João Pessoa: Ideia. 2009. Disponível em <http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/26612> Acesso em: 29 jul. 2013.
THE NATIONAL ARCHIVES. Disponível em <http://www.nationalarchives.gov.uk/default.htm> Acesso em 05 Ago. 2013.
WEINBERGER, David. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Tradução Alessandra Mussi Araujo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Joana Gusmão Lemos, Natália Nakano, Maria José Vicentini Jorente

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0