Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação │ Open Science: interpretive trends and types of action
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.749Palavras-chave:
Ciência Aberta, Acesso Aberto, Educação Aberta, Ciência Cidadã, Cadernos Científicos Abertos, Hardware Aberto.Resumo
RESUMO Este artigo apresenta uma sistematização das abordagens e correntes interpretativas sobre ciência aberta, bem como uma categorização e exemplos de iniciativas que ajudam a ilustrar e a clarificar tais abordagens. Para tanto, foram identificadas e sistematizadas definições, posições em debate e exemplos de iniciativas em cada uma das vertentes apresentadas.
Palavras-chave: Ciência Aberta; Acesso Aberto; Educação Aberta; Ciência Cidadã; Cadernos Científicos Abertos; Hardware Aberto.
ABSTRACT This article presents a systematization of the approaches and interpretive trends on open science, as well as a categorization and examples of initiatives that help illustrate and clarify such approaches. For this purpose, we identified and systematized definitions, positions under discussion and examples of initiatives in each of the aspects presented.
Keywords: Open Science; Open Access; Open Education; Citizen Science; Open Notebook Science; Open Hardware.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0