Dialética da informação
uma leitura epistemológica no pensamento de Vieira Pinto e Anthony Wilden
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v11i2.757Palavras-chave:
Informação, Marxismo, Dialética, Economia Política.Resumo
Este texto, seccionado por razões editoriais em duas partes, apresenta, basicamente, uma leitura no pensamento de dois autores de formação marxista, o brasileiro Álvaro Vieira Pinto e o britânico Anthony Wilden. Ambos, nos anos 1970, buscaram elaborar um conceito de "informação" a partir de pressupostos dialético-materialistas, em diálogo com os cientistas que então avançavam estudos e formulações sobre o tema. O artigo mostra os pontos que aproximam Vieira Pinto e Wilden, bem como pontos que os distinguem. E visa contribuir para a reconstrução epistemológica do materialismo dialético, nisto também fornecendo fundamentos teóricos para a economia política da informação e da comunicação. Nesta primeira parte será discutido o pensamento de Vieira Pinto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0