Modelos colaborativos de indexação social e sua aplicabilidade em bibliotecas digitais
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.768Palavras-chave:
Modelos Colaborativos, Indexação social, Folksonomia, Bibliotecas Digitais.Resumo
Este trabalho discute os modelos colaborativos de indexação social e sua aplicabilidade em bibliotecas digitais. Objetiva identificar na literatura científica de ciência da informação os principais estudos cujo foco está relacionado à construção de modelos que propõem a integração da folksonomia em metadados de sistemas de recuperação da informação. Discorre sobre aspectos relativos à folksonomia a partir da perspectiva do processo de descrição dos documentos em ambiente digital, identificando tipos de modelos colaborativos cujas regras podem ser aperfeiçoadas ou diretamente aplicadas para a indexação colaborativa de objetos informacionais em bibliotecas digitais. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e exploratória, pautada pela revisão de literatura sobre a folksonomia, modelos colaborativos de indexação social, metadados e bibliotecas digitais. Conclui-se que há a necessidade de criar metodologias para o uso de metadados gerados pelos usuários, com o objetivo de melhorar a representação da informação em bibliotecas digitais.
Referências
ASSIS, Juliana de; MOURA, Maria Aparecida. Folksonomia: a linguagem das tags. Encontros bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.18, n.36, p.85-106, jan./abr. 2013.
BARROS, Léa Maria de Souza. A Folksonomia como prática de classificação colaborativa para a recuperação da informação. 2011. 92f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2011.
BRANDT, Maria Baptista. Etiquetagem e Folksonomia: uma análise sob a óptica dos processos de organização e recuperação da informação na web. 2009. 144f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2009.
BRANDT, Mariana; MEDEIROS, Maria Brascher Basílio. Folksonomia: esquema de representação do conhecimento? Transinformação, v.22, n.2, p.111-121. 2010.
CASTRO, Fabiano Ferreira de; SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa. Catalogação e metadados: interlocução nos ambientes informacionais digitais. In: ENCUENTRO DE CATALOGACIÓN, 4., Anais... México: CUIB, 2010, p. 1-20.
DIIGO. Disponível em: < https://www.diigo.com/>. Acesso em: 18 jan. 2015.
DZIEKANIAK, Gisele; PACHECO, Roberto; KERN, Vinicius Medina. Revisitando a organização do conhecimento através dos tesauros, folksonomias e ontologias: aportes da engenharia do conhecimento. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; SALES, Rodrigo de. (orgs.). Cenários da organização do conhecimento: linguagens documentárias em cena. Brasília: Thesaurus, 2011, p. 201-237.
GRACIOSO, Luciana de Souza. Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica. InCID: Rev. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v.1, n.1, p.138-158, 2010.
LAIPELT, Rita do Carmo; CAREGNATO, Sônia Elisa; LAAN, Regina Helena van der. Avaliação da Folksonomia para o desenvolvimento de linguagens documentárias no âmbito da comunicação científica. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; SALES, Rodrigo de. (orgs.). Cenários da organização do conhecimento: linguagens documentárias em cena. Brasília: Thesaurus, 2011, p. 201-237.
MOURA, Maria Aparecida. Informação, ferramentas ontológicas e redes sociais AD HOC: a interoperabilidade na construção de tesauros e ontologias. Revista informação e sociedade, v. 19, n. 1, p. 59-73, 2009.
NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION (NISO).Understanding Metadata. 2004. Disponível em: <http://www.niso.org/standards/resources/UnderstandingMetadata.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.
ROSETTO, Marcia. Metadados e Recuperação da Informação: padrões para bibliotecas digitais. In: CIBERNÉTICA - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA; 2., Anais...Florianópolis, SC, 2003.
SANTARÉM SEGUNDO , José Eduardo. Representação Iterativa: um modelo para repositórios digitais. Marília,SP, 2010. 224f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) –Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, 2010.
SILVA, Marcel Ferrante. Proposta de modelo de colaboração para catálogo web facetado. Belo Horizonte, 2013. 269f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)- Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
STUMBLEUPON. Disponível em: < https://www.stumbleupon.com/>. Acesso em: 18 jan. 2015.
TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. Catalogação e metadados. In: ______. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
VIERA, Angel Freddy Godoy; GARRIDO, Isadora dos Santos. Folksonomia como uma estratégia para recuperação colaborativa da informação. DataGramaZero- Revista de Ciência da Informação, v.12, n.2, abr. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raimunda Fernanda dos Santos, Renato Fernandes Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0