Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v12i2.906Palavras-chave:
Internet, Vigilância, Privacidade, Marketing Comportamental, Controle.Resumo
RESUMO Estamos acompanhando o crescimento em importância de um modelo de negócio assente na captura, processamento e comercialização de dados de navegação dos usuários de serviços na internet. Esse modelo tem se tornado hegemônico na valorização do acesso às informações e serviços na rede e está cada vez mas presente na nossa experiência cotidiana de navegação. Esse artigo tem como objetivo analisar como essa hegemonização pressupõe a imposição de um modelo centralizado de topologia de rede ao favorecer o controle do fluxo de dados que nela trafega, e como isso amplia as possibilidades de vigilância na vida cotidiana.
Palavras-Chave: Internet; Vigilância; Privacidade; Marketing Comportamental; Controle.
ABSTRACT We're now seeing the growth of a business model based on capturing, processing and commercialization of the user's navigation data on the internet. This model has become hegemonic in the valuation of access to information and services on the network and is increasingly present in our everyday experience in the internet. This article aims to analyze how this hegemony requires the imposition of a centralized model of network topology to facilitate the control of the flow of data that circulates in it and how it expands the possibilities of surveillance in everyday life.
Keywords: Internet; Surveillance; Privacy; Behavioral Marketing.
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