Laboratórios empáticos

Autores

  • Cinthia Mendonça Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, rj, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3902

Resumo

O artigo trata de laboratórios que se dedicam à materialização de ideias por meio do trabalho colaborativo. O trabalho colaborativo que se pode encontrar nestes espaços faz referência a ideia de commons, isto é, através dele podemos encontrar compartilhamentos em diferentes níveis, sobretudo, através da criação de laços sociais, políticos, científicos e ainda a gestão de recursos. São espaços de experimentação (tecnosocial, artística ou científica) que não necessitam de uma estrutura rígida para serem eficientes; ao contrário, é criando dispositivos para destituir estruturas como essa que poderão ser empáticos e inclusivos.   Os laboratórios, se pensados como instâncias mais corporificadas e menos institucionalizadas, podem funcionar como um dispositivo de proliferação de fluxos de informações, até que estas ganhem forma.

 

Referências

3° Laboratório Iberoamericano de Innovación Cidadana. 2016, Cartagena de las Indias, Colômbia. http://www.ciudadania20.org/es/3rd-ibero-american-civic-innovation-lab-labicco/

ANDRADE, Oswald de. A utopia antropofágica I. Oswald de Andrade. - São Paulo: Globo: Secretaria de Estado da Cultura, 1990. - (Obras completas de Oswald de Andrade)

BRAZILEIRO, Ricardo. A inovação e o dilema da Sandbox. Disponível em: https://medium.com/@rbrz/a-inova%C3%A7%C3%A3o-e-o-dilema-da-sandbox-d3882c20164a. Acesso em: abril de 2017.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Sobre os modos de existência dos coletivos extramodernos: Bruno Latour e as cosmopolíticas ameríndias. Projeto de pesquisa. Disponível em: <https://ufrj.academia.edu/EVdeCastro>. Acesso em: março de 2017

__________________________ / Organização Renato Sztutman. – Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008. (Encontros)

ESCÓSSIA, Liliana da. Individuação e informação em Gilbert Simondon. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 19-30, jan./jun. 2012.

Interactivos?'16 Água e Autonomia, 2016, Serrinha do Alambari, Rio de Janeiro, Brasil.

http://interactivos16.info/ ; http://doc.interactivos16.info/

SIMONDON, G. La individuación a la luz de las nociones de forma y de información. Buenos Aires: La Cebra; Cactus, 2009.

SIMONDON, G. A Gênese do indivíduo. In: PELBART, P.; COSTA, R. (Org.). O reencantamento do concreto. Cadernos de subjetividade. São Paulo: Hucitec. 2003.

Downloads

Publicado

05/06/2017

Edição

Seção

Relatos de experiências de laboratórios e ciência cidadã