“Uma legião de imbecis”: hiperinformação, alienação e o fetichismo da tecnologia libertária | “A legion of imbeciles”: hyperinformation, alienation, and the fetishism of libertarian technology
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.4088Resumo
RESUMO Este artigo procura avançar na tentativa de demonstrar como a afirmação de que a inter-net inauguraria uma nova era para a humanidade é a mais recente expressão do feti-chismo da tecnologia. Aponta a mistificação da propalada “horizontalidade”, que enco-bre as relações de poder e escancara as portas para a disseminação das “fake news”, ins-taurando um ambiente de absoluta insegurança informativa. Sustenta que hiperinforma-ção, que leva ao aprofundamento da alienação pelo excesso de oferta, é essencial para a manutenção do sistema. Conclui que a tendência de formação de “bolhas” favorece a constituição de comunidades seguras de si e infensas ao contraditório, o que é o avesso de qualquer perspectiva democrática.
Palavras-chave: Hiperinformação; Alienação; Fetichismo; Tecnologia; Redes Sociais.
ABSTRACT This article seeks to demonstrate how the statement that the internet would inaugurate a new era for humanity is the latest expression of technological fetishism. It points to the mystification of the so-called “horizontality” which hides power relations and opens the door to the dissemination of “fake news”, creating an environment of absolute informational insecurity. It argues that hyperinformation, which leads to the deepening of alienation by oversupply, is essential for the maintenance of the system. It concludes that the tendency to form “bubbles” favours the constitution of communities that are self-assured and closed to conterarguments, which is the opposite of any democratic perspective.
Keywords: Hyperinformation; Alienation; Fetishism; Technology; Social Network.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0