Indexação temática em textos de Rui Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4276Palavras-chave:
Indexação temática, Acervo bibliográfico, Teoria do ConceitoResumo
Apresenta o desenvolvimento da primeira fase da pesquisa iniciada em 2016, que trata da aplicação de metodologia de indexação às Obras Completas de Rui de Barbosa. Aborda assim o estabelecimento do vocabulário sistematizado para representação dos acervos bibliográficos, da Fundação Casa de Rui Barbosa, empreendimento realizado a partir da constatação da carência de fundamentos teóricos que promovessem a melhoria do processo de elaboração das informações e da recuperação da informação, o que resultou na adoção de princípios metodológicos da teoria do conceito, de Ingetraut Dahlberg (1978). Tem como objetivo aprofundar a fundamentação teórica do processo de representação das informações oriundas dos acervos bibliográficos da instituição. A metodologia propõe identificar conceitos, a partir do estudo da metodologia de indexação que se fundamenta na teoria do conceito. Conclui que a indexação é uma prática que precisa ser sistematicamente discutida, revista e aprimorada.
Referências
BASTOS, Dilza Ramos. Em busca de uma metodologia de análise documentária para as crônicas jornalísticas de Carlos Drumond de Andrade. Dissertação (Mestre em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia/ Universidade Federal Fluminense, 2006.
BRASIL, Maria Irene et al . Vocabulário sistematizado: a experiência da Fundação Casa de Rui Barbosa. In: Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus (1. : 2002 : São Paulo), 2002, São Paulo. Integrar : 1º congresso internacional de arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus : textos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. v. 1. p. 81-93.
BRASCHER, Marisa; CAFÉ, Lígia. Organização da Informação ou Organização do Conhecimento? São Paulo (SP), IX ENANCIB (GT2), 2008.
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói, RJ: EdUFF, 2001.
DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ci. Inf., Rio de Janeiro, 7(2): p.101-107, 1978.
FEITOSA, Ailton. Organização da informação na Web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.
GIL LEIVA, Isidoro. La automatización de la indización de documentos. Gijón (Astúrias): Eciciones Trea, 1999.
GREISDORF, Howard. Relevance: An Interdisciplinary and Information Science Perspective. Special Issue on Information Science research, v 3, n. 2, p. 67-71, 2000.
KNIGHT, Norman G. Treinamento em indexação. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumo: teoria e prática. 2. ed. Ver, ampl. e atual. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.
NAVES, Madalena Martins Lopes. Estudos de fatores interferentes no processo de análise de assunto. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 189-203, jul./dez. 2001.
SARACEVIC, T. The concept of "Relevance" in information science: a historical review. In: Introduction to information science. New York, Bowker, 1970. p. 111-151.
VICKERY, B.C. Knowledge representation: a brief review. Journal of Documentation, v. 42, n. 3, p. 145-159, sept.1986.
WÜESTER, E. L‘Étude scientifique générale de la terminologie, zone frontalière entre la linguistique, la logique, l‘ontologie, l‘informatique et les sciences des choses. In: RONDEAU, G.; FELBER, F. (Org.). Textes choisis de terminologie: I. Fondéments théoriques de la terminologie. Québec: GIRSTERM, 1981. p. 57-114.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dilza Ramos Bastos, Ana Paula Lima dos Santos, Lourdes Maria dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0