Tratamento temático da informação (TTI): influência dos paradigmas físico, cognitivo e social em artigos de revisão de literatura no período de 1966-1995
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4347Resumo
RESUMO Propõe o estudo das influências dos paradigmas físico, cognitivo e social em pesquisas da área de Tratamento Temático da Informação (TTI) no período de 1966 a 1995, a partir de artigos de revisão publicados no Annual Review of Information Science (Arist). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e emprega o método de revisão da literatura: umbrella review. O corpus de pesquisa é composto de 13 capítulos de revisão do estado da arte sobre TTI publicados no Arist, nas décadas de 1966-1995. Os três paradigmas estão presentes nas pesquisas de TTI relatadas nos artigos de revisão e observa-se maior evidência dos paradigmas físico e físico-cognitivo. Os paradigmas cognitivo e social foram evidenciados em apenas um artigo cada um. Conclui que o TTI acompanha as visões predominantes na ciência da informação quanto às influências epistemológicas.
Palavras-chave: Tratamento Temático da Informação; Paradigma Físico; Paradigma Cognitivo; Paradigma Social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0