Tratamento temático da informação (TTI)

influência dos paradigmas físico, cognitivo e social em artigos de revisão de literatura no período de 1966-1995

Autores

  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.
  • José Augusto Chaves Guimarães Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4347

Palavras-chave:

Tratamento Temático da Informação, Paradigma Físico, Paradigma Cognitivo, Paradigma Social

Resumo

Propõe o estudo das influências dos paradigmas físico, cognitivo e social em pesquisas da área de Tratamento Temático da Informação (TTI) no período de 1966 a 1995, a partir de artigos de revisão publicados no Annual Review of Information Science (Arist). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e emprega o método de revisão da literatura: umbrella review. O corpus de pesquisa é composto de 13 capítulos de revisão do estado da arte sobre TTI publicados no Arist, nas décadas de 1966-1995. Os três paradigmas estão presentes nas pesquisas de TTI relatadas nos artigos de revisão e observa-se maior evidência dos paradigmas físico e físico-cognitivo. Os paradigmas cognitivo e social foram evidenciados em apenas um artigo cada um. Conclui que o TTI acompanha as visões predominantes na ciência da informação quanto às influências epistemológicas.

 

Referências

BARITÉ, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. // Carrara, K. (org.). Educação, universidade e pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações; São Paulo: FAPESP, 2001. p.35-60.

BAXENDALE, P. Content Analysis, specification, and control. Annual Review of Information Science (ARIST), v.1, p. 71-105, 1966.

BRÄSCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento?. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2008. 14 p

CAPURRO, R. Epistemologia y ciencia de la información. In: encontro nacional de pesquisa em ciência da informação, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003.

CUADRA, A.C. Introduction to the ADI Annual Review. Annual Review of Information Science (ARIST), v.1, p. 1-11, 1966.

ELLIS, D. The physical and cognitive paradigms in information retrieval research. Journal of Documentation, v.48, n.1, p. 45-64, 1992.

FAIRTHORNE, R. A. Content Analysis, specification, and control. Annual Review of Information Science (ARIST), v.4, p. 73-109, 1969.

FOSKETT, A. C. A abordagem temática da informação. São Paulo: Polígono, 1973. 437p.

GNOLI, C. Ten Long-Term Research Questions in Knowledge Organization. Knowledge. Organization, v.35, n. 2, p.137-149, 2008.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 3, p. 217-222, set./dez. 1993.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Comentários ao artigo “Hacia um nuevo pardigma em bibliotecologia”. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 3, p. 44-56, set./dez. 1996.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, v.26, p.91–108, 2009.

GUIMARAES, J. A. C. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental. In: GARCÍA MARCO, F. J. Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación. Ibersid, Zaragoza, 2009, p. 105-117.

HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizont in information science: domainanalysis. Journal of the American Society for Information Science, v. 46, n. 6, p. 400-425, jul.1995.

HJØRLAND, B. Epistemology and the Socio-Cognitive Perspective in Information Science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.53, n. 4, 257-270, 2003a.

HJØRLAND, B.. Fundamentals of Knowledge Organization. Knowledge Organization, v.30, n.2, p.87-111, 2003b.

HJØRLAND, B. Theory and Metatheory of Information Science: A New Interpretation. Journal of Documentation, v. 45, n. 5, 606-621, 1998.

JOANNA BRIGGS INSTITUTE. Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual: 2014 edition / supplement. Adelaide: The Joanna Briggs Institute, 2014. 34 p.

SALDANHA, G.S. Tradições epistemológicas nos estudos de organização dos saberes: uma leitura histórico-epistêmica a partir da filosofia da linguagem. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 300-315, set. 2010.

TENNIS, T.T. Epistemology, theory, and methodology in knowledge organization: toward a classification metatheory, and research framework. Knowledge Organization, v.35, n.2/3, p.102-112.

APÊNDICE I – Artigos que compõem o corpus de pesquisa

BAXENDALE, P. Content Analysis, specification, and control. Annual Review of Information Science (ARIST), v.1, p. 71-105, 1966.

SHARP, J.R. Content Analysis, specification, and control. Annual Review of Information Science (ARIST), v.2, p. 87-122, 1967.

TAUBEE, O.E. Content Analysis, specification, and control. Annual Review of Information Science (ARIST), v.3, p. 105-136, 1968.

FAIRTHORNE, R. A. Content Analysis, specification, and control. Annual Review of Information Science (ARIST), v.4, p. 73-109, 1969.

ARTANDI, S. Document description and representation. Annual Review of Information Science (ARIST), v.5, p. 143-167, 1970.

VICKERY, B. Document description and representation. Annual Review of Information Science (ARIST), v.6, p. 113-140, 1971.

RICHMOND, P. A. Document description and representation. Annual Review of Information Science (ARIST), v.7, p. 73-102, 1972.

BATTEN, W. E. Document description and representation. Annual Review of Information Science (ARIST), v.8, p. 43-67, 1973.

HARRIS, J. L. Document description and representation. Annual Review of Information Science (ARIST), v.9, p. 81-117, 1974

LISTON JR.; MURRAY, L. H. Subject analysis. Annual Review of Information Science (ARIST), v.12 p. 81-118, 1977.

TRAVIS, I.; RAYA, F. Subject analysis. Annual Review of Information Science (ARIST), v.17, p. 123-157, 1982.

SCHWARTZ,C. ; EISENMANN, L. M. Subject analysis. Annual Review of Information Science (ARIST), v.21, p.37-61, 1986.

LANCASTER, F. W; ELLIKER, C.; CONNELL, T. H.. Subject analysis. Annual Review of Information Science (ARIST), v.24, p. 35-83, 1989.

Downloads

Publicado

17/12/2018

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos