A gestão do conhecimento como processo fundamental para a gestão da qualidade

inter-relação que subsidia a tomada de decisão empresarial

Autores

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade de São Paulo. São Paulo - SP, Brasil.
  • Josiane Torres Universidade de São Paulo. São Paulo - SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4478

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Gestão da qualidade, Informação, Conhecimento, Revisão bibliográfica

Resumo

A gestão do conhecimento fornece subsídios à gestão da qualidade, uma vez que norteia os processos de acesso, avaliação, organização, armazenamento e disseminação da informação e do conhecimento no ambiente organizacional. O objetivo deste artigo é propor contribuições ao contexto empresarial, por meio de uma inter-relação entre as etapas da gestão da qualidade e da gestão do conhecimento, com base na literatura de ambos os processos. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas gestão do conhecimento e gestão da qualidade a fim de apoiar a inter-relação entre suas características. Para a obtenção dos resultados, desenvolveu-se um quadro explicativo entre as etapas de implementação da gestão do conhecimento e o modelo Seis Sigma proveniente da teoria da qualidade. A partir da inter-relação teórica, realizou-se uma discussão da revisão bibliográfica e concluiu-se que a gestão da qualidade faz uso de elementos também utilizados pela gestão do conhecimento. Como busca, avaliação e uso das informações em diferentes suportes, a fim de serem recuperadas futuramente. Foi possível verificar também que o sucesso da gestão da qualidade ocorre na organização que desenvolve a gestão do conhecimento como parte da sua cultura organizacional.

 

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Publicado

28/06/2019