A gestão do conhecimento como processo fundamental para a gestão da qualidade: inter-relação que subsidia a tomada de decisão empresarial

Autores

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar UNESP
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos UNESP
  • Ieda Pelogia Martins Damian USP
  • Josiane Torres

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4478

Resumo

RESUMO A gestão do conhecimento fornece subsídios à gestão da qualidade, uma vez que norteia os processos de acesso, avaliação, organização, armazenamento e disseminação da informação e do conhecimento no ambiente organizacional. O objetivo deste artigo é propor contribuições ao contexto empresarial, por meio de uma inter-relação entre as etapas da gestão da qualidade e da gestão do conhecimento, com base na literatura de ambos os processos. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas gestão do conhecimento e gestão da qualidade a fim de apoiar a inter-relação entre suas características. Para a obtenção dos resultados, desenvolveu-se um quadro explicativo entre as etapas de implementação da gestão do conhecimento e o modelo Seis Sigma proveniente da teoria da qualidade. A partir da inter-relação teórica, realizou-se uma discussão da revisão bibliográfica e concluiu-se que a gestão da qualidade faz uso de elementos também utilizados pela gestão do conhecimento. Como busca, avaliação e uso das informações em diferentes suportes, a fim de serem recuperadas futuramente. Foi possível verificar também que o sucesso da gestão da qualidade ocorre na organização que desenvolve a gestão do conhecimento como parte da sua cultura organizacional.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Gestão da Qualidade; Informação; Conhecimento; Revisão Bibliográfica.

Biografia do Autor

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, UNESP
    Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, UNESP
    Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho
  • Ieda Pelogia Martins Damian, USP
    Professora Doutora do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Paulo, USP de Ribeirão de Preto
  • Josiane Torres
    Estudando Especialização MBA USP- Esalq em Gestão de Negócios

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como Citar

A gestão do conhecimento como processo fundamental para a gestão da qualidade: inter-relação que subsidia a tomada de decisão empresarial. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4478. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4478.. Acesso em: 3 jul. 2024.