As relações entre a arquivologia e as humanidades digitais

a literacia arquivística como meio de interação arquivo e comunidade no acesso à informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4548

Palavras-chave:

Arquivologia, Humanidades Digitais, Literacia Arquivística, Literacia Informacional, Instituição Arquivística

Resumo

Pontua algumas relações entre os campos da arquivologia e das humanidades digitais. Expõe a noção da literacia arquivística como um meio de reconceitualização dos arquivos e a interação entre as instituições arquivísticas e a comunidade, a partir da partilha de um conhecimento arquivístico, com o objetivo de oferecer aos usuários de um arquivo um conjunto de competências que o auxiliem em potencializar as formas de pesquisa e acesso às informações. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza exploratória, com caráter qualitativo e que utiliza como procedimento a revisão bibliográfica para cumprir os seus objetivos. Os resultados apontam para a existência de pontos de relacionamentos entre a arquivologia e as humanidades digitais, tendo a noção de literacia arquivística uma importante função no acesso e uso dos arquivos.

 

Referências

ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, v. 69, p. 91–103, 2016.

BELESSA, M. As humanidades digitais e a interdisciplinaridade. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/interdisciplinaridade-e-humanidades-digitais>. Acesso em: 20 dez. 2018.

BELL, G.; HEY, T.; SZALAY, A. Beyond the data deluge. Science, 2009. , p. 1297–1298.

BLUNDELL, S. The Past is Prologue: Archival Literacy as Bridge between Archivists and Educators. Society of Ohio Archivists, p. 40-46, 2014. Disponível em: < http://www.ohioarchivists.org/wp-content/uploads/2015/05/ohio_archivist_2014_spring.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2018.

CONWAY, P. Digital transformations and the archival nature of surrogates. Archival Science, v. 15, n. 1, p. 51–69, 2015.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., v. 32, n. 1, p. 23–35, 2003.

DUFF, W. Mediação arquivística. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL (Org.). . Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 171–202.

EVANS, J. Capacities and complexities: a Reflection on Design Methodologies for Archival and Recordkeeping Research. Research in the archival multiverse. Victoria: Monash University, 2017. p. 659–685.

FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B.; VITORIANO, M. C. C. P. Arquivologia e competência em informação: possíveis conexões por meio da abordagem à literatura internacional. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. XIX ENANCIB, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GILLILAND, A. J. Archival and recordkeeping traditions in the multiverse and their importance for researching situations and situating research. Research in the archival multiverse. Victoria: Monash University, 2017. p. 31–73.

GILLILAND, A. J.; KAFAI, Y. B.; LANDIS, W. E. Integrating Primary Sources into the Elementary School Classroom: A Case Study of Teachers’ Perspectives. Archivaria, v. 1, p. 89–116, 1999.

GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M. Alfabetização Midiática e Informacional: Diretrizes para a Formulação de Políticas e Estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.

HEY, T; TANSLEY, S.; TOLLE, K. (Org.). Jim Gray on eScience: A transformed scientific method. The Fourth Paradigm: Data-Intensive Scientific Discovery. [S.l.]: Redmond: Microsoft Research, 2009. p. xvii–xxxi.

HOCKEY, S. The History of Humanities Computing. A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004. . Disponível em: <http://www.digitalhumanities.org/companion/>. Acesso em: 17 dez. 2018.

JARDIM, J. M.; FONSECA, M. O. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGramaZero, v. 5, n. 5, p. 1–13, 2004.

KITCHIN, R. Big data and human geography: opportunities, challenges and risks. Dialogues in Human Geography, v. 3, n. 3, p. 262–267, 2013.

KOYAMA, A. C. Arquivos on-line: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades. Tese de Doutorado—Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2013.

MCCAUSLAND, S. A future without mediation? Online access, archivists, and the future of archival research. Australian Academic & Research Libraries, v. 42, n. 4, p. 309–319, 2011.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2010.

NESMITH, T. What is an archival education? Journal of the Society of Archivists, v. 28, n. 1, p. 1–17, 2007.

PRESNER, T. Digital humanities 2.0: a report on knowledge. 2010. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.469.1435&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

SIQUEIRA, M. N. Em busca do multiusuário em instituições arquivísticas: o caso do Arquivo Nacional do Brasil. In: Encontro BAD ao Sul, 3, 2018, Ferreira do Alentejo.

SNAVELY, L.; COOPER, N. The information literacy debate. Journal of Academic Librarianship, v. 23, n. 1, p. 9–20, 1997.

STEVENSON, J. The online archivist: A positive approach to the digital age. In: CRAVEN, L. What are archives? Cultural and theoretical perspectives: a reader. Aldershot: Ashgate, 2008.

VIEIRA, T. O. V.; BITTENCOURT, P. R.; SIQUEIRA, M. N. Perspectivas de uma literacia arquivística: reflexões sobre arquivos, mediação e usuários. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [no prelo].

YAKEL, E.; TORRES, D. A. AI: Archival Intelligence and User Expertise. The American Archivist, v. 66, p. 51–78, 2003.

Downloads

Publicado

28/06/2019

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul