As relações entre a arquivologia e as humanidades digitais
a literacia arquivística como meio de interação arquivo e comunidade no acesso à informação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4548Palavras-chave:
Arquivologia, Humanidades Digitais, Literacia Arquivística, Literacia Informacional, Instituição ArquivísticaResumo
Pontua algumas relações entre os campos da arquivologia e das humanidades digitais. Expõe a noção da literacia arquivística como um meio de reconceitualização dos arquivos e a interação entre as instituições arquivísticas e a comunidade, a partir da partilha de um conhecimento arquivístico, com o objetivo de oferecer aos usuários de um arquivo um conjunto de competências que o auxiliem em potencializar as formas de pesquisa e acesso às informações. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza exploratória, com caráter qualitativo e que utiliza como procedimento a revisão bibliográfica para cumprir os seus objetivos. Os resultados apontam para a existência de pontos de relacionamentos entre a arquivologia e as humanidades digitais, tendo a noção de literacia arquivística uma importante função no acesso e uso dos arquivos.
Referências
ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, v. 69, p. 91–103, 2016.
BELESSA, M. As humanidades digitais e a interdisciplinaridade. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/interdisciplinaridade-e-humanidades-digitais>. Acesso em: 20 dez. 2018.
BELL, G.; HEY, T.; SZALAY, A. Beyond the data deluge. Science, 2009. , p. 1297–1298.
BLUNDELL, S. The Past is Prologue: Archival Literacy as Bridge between Archivists and Educators. Society of Ohio Archivists, p. 40-46, 2014. Disponível em: < http://www.ohioarchivists.org/wp-content/uploads/2015/05/ohio_archivist_2014_spring.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2018.
CONWAY, P. Digital transformations and the archival nature of surrogates. Archival Science, v. 15, n. 1, p. 51–69, 2015.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., v. 32, n. 1, p. 23–35, 2003.
DUFF, W. Mediação arquivística. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL (Org.). . Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 171–202.
EVANS, J. Capacities and complexities: a Reflection on Design Methodologies for Archival and Recordkeeping Research. Research in the archival multiverse. Victoria: Monash University, 2017. p. 659–685.
FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B.; VITORIANO, M. C. C. P. Arquivologia e competência em informação: possíveis conexões por meio da abordagem à literatura internacional. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. XIX ENANCIB, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GILLILAND, A. J. Archival and recordkeeping traditions in the multiverse and their importance for researching situations and situating research. Research in the archival multiverse. Victoria: Monash University, 2017. p. 31–73.
GILLILAND, A. J.; KAFAI, Y. B.; LANDIS, W. E. Integrating Primary Sources into the Elementary School Classroom: A Case Study of Teachers’ Perspectives. Archivaria, v. 1, p. 89–116, 1999.
GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M. Alfabetização Midiática e Informacional: Diretrizes para a Formulação de Políticas e Estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.
HEY, T; TANSLEY, S.; TOLLE, K. (Org.). Jim Gray on eScience: A transformed scientific method. The Fourth Paradigm: Data-Intensive Scientific Discovery. [S.l.]: Redmond: Microsoft Research, 2009. p. xvii–xxxi.
HOCKEY, S. The History of Humanities Computing. A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004. . Disponível em: <http://www.digitalhumanities.org/companion/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
JARDIM, J. M.; FONSECA, M. O. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGramaZero, v. 5, n. 5, p. 1–13, 2004.
KITCHIN, R. Big data and human geography: opportunities, challenges and risks. Dialogues in Human Geography, v. 3, n. 3, p. 262–267, 2013.
KOYAMA, A. C. Arquivos on-line: práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades. Tese de Doutorado—Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2013.
MCCAUSLAND, S. A future without mediation? Online access, archivists, and the future of archival research. Australian Academic & Research Libraries, v. 42, n. 4, p. 309–319, 2011.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2010.
NESMITH, T. What is an archival education? Journal of the Society of Archivists, v. 28, n. 1, p. 1–17, 2007.
PRESNER, T. Digital humanities 2.0: a report on knowledge. 2010. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.469.1435&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.
SIQUEIRA, M. N. Em busca do multiusuário em instituições arquivísticas: o caso do Arquivo Nacional do Brasil. In: Encontro BAD ao Sul, 3, 2018, Ferreira do Alentejo.
SNAVELY, L.; COOPER, N. The information literacy debate. Journal of Academic Librarianship, v. 23, n. 1, p. 9–20, 1997.
STEVENSON, J. The online archivist: A positive approach to the digital age. In: CRAVEN, L. What are archives? Cultural and theoretical perspectives: a reader. Aldershot: Ashgate, 2008.
VIEIRA, T. O. V.; BITTENCOURT, P. R.; SIQUEIRA, M. N. Perspectivas de uma literacia arquivística: reflexões sobre arquivos, mediação e usuários. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [no prelo].
YAKEL, E.; TORRES, D. A. AI: Archival Intelligence and User Expertise. The American Archivist, v. 66, p. 51–78, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago de Oliveira Vieira, Paola Rodrigues Bittencourt, Anna Carla Almeida Mariz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0