Dinâmica de participação social na construção coletiva de informação no campo museal: estudo de caso dos museus na Wikipédia no âmbito do Instituto Brasileiro de Museus
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4607Resumo
RESUMO O presente artigo identifica e descreve dados relativos à dinâmica de participação coletiva e colaborativa na produção de informações sobre os museus brasileiros na Wikipédia. Utilizando como amostra os museus administrados diretamente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi realizada a coleta de dados da Wikipédia utilizando o software XTools. Dessa forma o presente artigo busca demonstrar o potencial da Wikipédia como fonte de pesquisa, principalmente no que tange à produção de informações sobre os museus brasileiros na internet. Os resultados identificam que 20 museus possuem página na Wikipédia, tendo sido editadas por um total de 555 usuários que realizaram um total de 1.108 edições nas páginas. Identifica-se grande desigualdade na dinâmica de produção de informação nas páginas e uma expressiva rede de editores realizando ações de curadoria.
Palavras-chave: Wikipédia; Museus Brasileiros; Fonte de Informação; Humanidades Digitais; Ibram.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0