Avaliação de repositórios de dados de pesquisa segundo critérios da Encontrabilidade da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4774

Resumo

RESUMO A busca por melhorias nos processos de partilha, uso e reuso de dados de pesquisa, cresce exponencialmente graças as transformações tecnológicas. O artigo aborda discussões sobre a ampliação da comunicação e colaboração científica, em especial, a partilha das produções científicas não tradicionais, realizada por meio dos repositórios de dados de pesquisa. Trata-se de metodologia exploratória de abordagem qualitativa para correlacionar os atributos de Encontrabilidade da Informação com os sistemas da Arquitetura da Informação, nesse tipo de ambiente. Os resultados apontam a relevância dos referidos estudos teórico-práticos na implementação e avaliação dos repositórios.

Palavras-chave: Ciência Aberta; Dados de Pesquisa; Repositório de Dados de Pesquisa; Encontrabilidade da Informação; Arquitetura da Informação.

Biografia do Autor

  • Fernanda Alves Sanchez
    Mestre em Ciência da Informação, linha Informação e Tecnologia e Arquivista, formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Marília)
  • Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal) e Universidade Estadual Paulista (UNESP, Marília)
    Professor Doutor do Departamento de Ciência da Informação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal) e no Departamento de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Marília).

Downloads

Publicado

11/12/2019

Edição

Seção

Dados de Pesquisa

Como Citar

Avaliação de repositórios de dados de pesquisa segundo critérios da Encontrabilidade da Informação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i2.4774. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4774.. Acesso em: 20 jul. 2024.