Projeto febre amarela: ciclo de vida e tipologia de dados
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4775Resumo
RESUMO Dados de pesquisa são insumos importantes para a produção de conhecimento. A gestão e a curadoria adequada dos mesmos são formas de se evitar as constantes perdas de dados relatadas na literatura. Assim, apresenta-se a modelagem dos ciclos de vida de dados de pesquisa e a tipificação desses como forma de orientar a promoção de boas práticas de gestão e curadoria. Partindo desses pressupostos, o ciclo de vida dos dados gerados pelo Projeto Febre Amarela – Fiocruz-Minas é modelado e os dados são tipificados. Adicionalmente, são apontadas fragilidades e possibilidades para a gestão dos dados de pesquisa do referido projeto.
Palavras-chave: Dados de Pesquisa; Ciclo de Vida dos Dados de Pesquisa; Gestão dos Dados de Pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0