A Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa como mecanismo para a gestão de dados de pesquisa agropecuários

Autores

  • Patrícia Rocha Bello Bertin Embrapa
  • Juliana Meireles Fortaleza Embrapa
  • Adriana Cristina da Silva
  • Massayuki Franco Okawachi
  • Márcia de Oliveira Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4798

Resumo

RESUMO O fenômeno Big Data e o quarto paradigma da ciência – a e-Science – demandam das instituições de ciência e tecnologia um apropriado gerenciamento e preservação dos dados de pesquisa, de modo a possibilitar o acesso, uso e compartilhamento dos dados originais e assim alcançar sustentabilidade e competitividade no sistema científico e tecnológico moderno. O presente trabalho comenta e analisa a Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa, com foco nas questões relacionadas à gestão de dados de pesquisa. Espera-se que essa Política possa ser instrumental para outras organizações do sistema de C&T nacional no desenvolvimento de seus próprios normativos.

Palavras-chave: Dados Científicos; Ciência Intensiva em Dados; Acesso; Compartilhamento; Preservação; Gerenciamento.

Downloads

Publicado

11/12/2019

Edição

Seção

Dados de Pesquisa

Como Citar

A Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa como mecanismo para a gestão de dados de pesquisa agropecuários. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i2.4798. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4798.. Acesso em: 19 jul. 2024.