Letramento informacional, Covid-19 e infodemia
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5214Palavras-chave:
Letramento Informacional, COVID-19, Infodemia, Fake NewsResumo
As redes sociais acarretam o compartilhamento rápido de textos, independentemente de sua acuracidade. Na pandemia do novo coronavírus instalada no globo, esse cenário se tornou notório, com a disseminação massiva de notícias alarmantes, distorcidas ou criadas a partir de boatos acerca da temática. Diante disso, esta pesquisa objetivou caracterizar a infodemia da COVID-19 no Brasil, a partir do mapeamento de conteúdos quantitativos e qualitativos da internet e do conceito de letramento informacional. Os resultados contribuem para as discussões da área no que tange à busca e ao uso de informações e a avaliação de sua veracidade e relevância frente à COVID-19 no Brasil
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (EUA). Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 fev. 2020.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (EUA). Framework for information literacy for higher education. Chicago: ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 13 maio 2020.
BESSI, A.; COLETTO, M.; DAVIDESCU, G. A.; SCALA, A.; CALDARELLI, G.; QUATTROCIOCCHI, W. Science vs conspiracy: collective narratives in the age of misinformation. PloS one, v. 10, n. 2, p. e0118093, 2015. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0118093. Acesso em: 10 fev. 2020.
CINELLI, M.; QUATTROCIOCCHI, W.; GALEAZZI, A.; VALENSISE, C. M.; BRUGNOLI, E. L; SCHMIDT, A. L.; ZOLA, P.; SCALA, A. The COVID-19 Social Media Infodemic. ArXive, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2003.05004.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
KIM, L.; FAST, S. M.; MARKUSON, N. Incorporating media data into a model of infectious disease transmission. PloS one, v. 14, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6361417/. Acesso em: 10 fev. 2020.
MACHIN-MASTROMATTEO, J. D. Learning with social media: an information literacy driven and technologically mediated experience. In: KURBANOĞLU, S. et al. Information literacy: Moving toward sustainability: communications in computer and information science, 2015. Disponível em: http://eprints.rclis.org/31058/1/Learning%20with%20social%20media%20OA.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
VICARIO, M. D.; BESSI, A.; ZOLLO, F.; PETRONI, F.; SCALA, A.; CALDARELLI, G.; STANLEY, H. E.; QUATTROCIOCCHI, W. The spreading of misinformation online. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 3, p. 554-559, 2016. Disponível em: https://www.pnas.org/content/pnas/113/3/554.full.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
VICARIO, M. D.; QUATTROCIOCCHI, W.; SCALA, A.; ZOLO, F. Polarization and fake news: early warning of potential misinformation targets. ACM Transactions on the Web (TWEB), v. 13, n. 2, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1802.01400. Acesso em: 10 fev. 2020.
WALKER, P. G.; WHITTAKER, C.; WATSON, O. et al. The global impact of COVID-19 and strategies for mitigation and suppression. London: Imperial College London, 2020. Disponível em: https://dsprdpub.cc.ic.ac.uk:8443/bitstream/10044/1/77735/11/2020-03-26-COVID19-Report-12-Spanish.pdf. Acesso em 26 Mar 2020.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, out. 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 30 abr. 2020.
ZAROCOSTAS, J. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, p. 676, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7133615/pdf/main.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0