Letramento informacional, Covid-19 e infodemia
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5214Palavras-chave:
Letramento Informacional, COVID-19, Infodemia, Fake NewsResumo
As redes sociais acarretam o compartilhamento rápido de textos, independentemente de sua acuracidade. Na pandemia do novo coronavírus instalada no globo, esse cenário se tornou notório, com a disseminação massiva de notícias alarmantes, distorcidas ou criadas a partir de boatos acerca da temática. Diante disso, esta pesquisa objetivou caracterizar a infodemia da COVID-19 no Brasil, a partir do mapeamento de conteúdos quantitativos e qualitativos da internet e do conceito de letramento informacional. Os resultados contribuem para as discussões da área no que tange à busca e ao uso de informações e a avaliação de sua veracidade e relevância frente à COVID-19 no Brasil
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (EUA). Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 fev. 2020.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (EUA). Framework for information literacy for higher education. Chicago: ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 13 maio 2020.
BESSI, A.; COLETTO, M.; DAVIDESCU, G. A.; SCALA, A.; CALDARELLI, G.; QUATTROCIOCCHI, W. Science vs conspiracy: collective narratives in the age of misinformation. PloS one, v. 10, n. 2, p. e0118093, 2015. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0118093. Acesso em: 10 fev. 2020.
CINELLI, M.; QUATTROCIOCCHI, W.; GALEAZZI, A.; VALENSISE, C. M.; BRUGNOLI, E. L; SCHMIDT, A. L.; ZOLA, P.; SCALA, A. The COVID-19 Social Media Infodemic. ArXive, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2003.05004.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
KIM, L.; FAST, S. M.; MARKUSON, N. Incorporating media data into a model of infectious disease transmission. PloS one, v. 14, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6361417/. Acesso em: 10 fev. 2020.
MACHIN-MASTROMATTEO, J. D. Learning with social media: an information literacy driven and technologically mediated experience. In: KURBANOĞLU, S. et al. Information literacy: Moving toward sustainability: communications in computer and information science, 2015. Disponível em: http://eprints.rclis.org/31058/1/Learning%20with%20social%20media%20OA.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
VICARIO, M. D.; BESSI, A.; ZOLLO, F.; PETRONI, F.; SCALA, A.; CALDARELLI, G.; STANLEY, H. E.; QUATTROCIOCCHI, W. The spreading of misinformation online. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 3, p. 554-559, 2016. Disponível em: https://www.pnas.org/content/pnas/113/3/554.full.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
VICARIO, M. D.; QUATTROCIOCCHI, W.; SCALA, A.; ZOLO, F. Polarization and fake news: early warning of potential misinformation targets. ACM Transactions on the Web (TWEB), v. 13, n. 2, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1802.01400. Acesso em: 10 fev. 2020.
WALKER, P. G.; WHITTAKER, C.; WATSON, O. et al. The global impact of COVID-19 and strategies for mitigation and suppression. London: Imperial College London, 2020. Disponível em: https://dsprdpub.cc.ic.ac.uk:8443/bitstream/10044/1/77735/11/2020-03-26-COVID19-Report-12-Spanish.pdf. Acesso em 26 Mar 2020.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, out. 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 30 abr. 2020.
ZAROCOSTAS, J. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, p. 676, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7133615/pdf/main.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Dayveson Noberto da Costa Pereira, Felipe Augusto Souza Morais, Maria Clara Lucena de Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0